Manchester United x Liverpool: conheça o maior clássico da Inglaterra
Mais um capítulo vai ser escrito na grande história desse clássico
Hoje, 1º, às 12h (Brasília), Manchester United e Liverpool se enfrentam em um dos maiores clássicos da Premier League. O Liverpool, quer se manter invicto no início da temporada, já o Manchester United quer voltar a vencer e não se afastar do topo da tabela já no começo do campeonato
Para entender a magnitude deste confronto, precisamos nos aprofundar na história e nos fatores que fazem dessa a maior rivalidade do futebol inglês. Desde questões históricas até disputas acirradas por títulos, Manchester United e Liverpool são protagonistas de uma saga futebolística que vai além das quatro linhas.
Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.
A origem da rivalidade entre Liverpool e Manchester United
Antes mesmo das glórias futebolísticas, as cidades de Liverpool e Manchester já nutriam uma rivalidade industrial. No século 18, Liverpool era um importante porto marítimo no Reino Unido. Porém, no século 19, a construção do Canal de Manchester gerou revolta nos políticos de Liverpool, que viram sua cidade perder o monopólio no setor de transporte e comércio.
Apesar de estarem separadas por apenas cerca de 60 km, essas duas cidades competem pela influência regional e são cruciais para a economia britânica. Este conflito histórico contribui para a intensidade das disputas entre os dois maiores clubes de cada cidade: Liverpool e Manchester United.
Quem são os maiores campeões da Inglaterra?
O clássico entre Manchester United e Liverpool reúne os dois clubes mais vencedores da história do Campeonato Inglês. O United conta com 20 títulos, enquanto o Liverpool possui 18. Interessantemente, os Reds foram, por muito tempo, os principais campeões até 1990.
Desde então, o Liverpool viu o Manchester United, guiado por Alex Ferguson, alcançar e superar seu número de títulos. Os Red Devils conquistaram mais 13 títulos, enquanto o Liverpool enfrentou um longo jejum na Premier League que após vencer em 2019/20 foi quebrado e muito bem quebrado, sendo campeão com 99 pontos de 114 possíveis .
O domínio europeu: Liverpool ou Manchester United?
No cenário internacional, o Liverpool se destaca com seis títulos da Champions League, em comparação aos três do Manchester United. Mesmo sem conquistar um título da Premier League por quase 30 anos, os Reds mostraram sua força em torneios europeus, alcançando finais memoráveis em 2005, 2007 e 2018, e sagrando-se campeões novamente em 2019.
Por que nenhum jogador “vira-casaca” entre Liverpool e Manchester United?
Outro fator que intensifica essa rivalidade é o tabu de transferências diretas entre os clubes. Desde Phil Chisnall, em 1964, nenhum jogador se transferiu diretamente de um clube para o outro. Em 55 anos, apenas alguns atletas jogaram por ambos os times, mas sempre com passagens por outros clubes entre essas experiências.
Caso emblemático é o de Paul Ince, que atuou pelo United de 1989 a 1995, foi para a Inter de Milão e, em 1997, assinou com o Liverpool. Michael Owen, ídolo do Liverpool entre 1996 e 2004, se transferiu para o United em 2009, já em fim de carreira, mas não teve o mesmo sucesso.
Qual é o peso da rivalidade entre os times na Premier League?
A rivalidade entre Manchester United e Liverpool é um espetáculo à parte na Premier League. Cada partida é um confronto de titãs, cheio de emoções e histórico. A influência econômica e social das cidades, somada à busca incessante por títulos, faz deste clássico um dos mais aguardados do futebol mundial.
Esse confronto promete mais um emocionante capítulo na longa história das duas potências do futebol inglês, marcando encontro de talentos, paixões e muita história dentro das quatro linhas.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.