Publicidade
Publicidade

Fim da era Klopp no Liverpool: o balanço de uma passagem histórica

Treinador alemão chegou aos Reds em 2015, conquistou Champions, Premier League e resgatou o orgulho do torcedor após anos de baixa; ele será substituído pelo holandês Arne Slot

Jurgen Klopp faz neste domingo, 19, a sua última partida sob comando do Liverpool. Nove anos depois de assumir o cargo, o alemão deixará a equipe com status de lenda em Anfield. Ele venceu 297, empatou 109 e perdeu 82 vezes em 488 jogos. Ao todo, levantou oito taças e comandou uma reestruturação dos Reds após período de baixa. Seu substituto já foi definido: será o holandês Arne Slot, que deixa o Feyenoord. 

Publicidade

O jogo contra o Wolverhampton, em Anfield, encerra a passagem e também a temporada do time. O balanço final do Liverpool em 2023/24 é de terceiro lugar na Premier League e eliminação nas quartas de final da Liga Europa, o que não diminuirá a força das homenagens ao ídolo.

Quando assumiu os Reds, vindo de campanhas de destaque no Borussia Dortmund, Klopp se deparou com um “gigante adormecido”, com campanhas tímidas a nível nacional, ainda que com lampejos nos anos de Luis Suárez, e uma queda no prestígio europeu. Em seu primeiro ano, sequer conseguiu classificar o time para competições continentais e terminou a Liga Europa com o vice-campeonato em final contra o Sevilla.

Publicidade

Passado o período de adaptação, o técnico montou um time-base mesclando experiência, juventude e atletas sem badalação. Assim, condicionou os laterais Andrew Robertson e Alexander-Arnold e trasformou o trio de ataque Sadio Mané, Roberto Firmino e Mohamed Salah em um dos grandes da história. Em seu meio-campo, teve dois pilares: James Milner e Jordan Henderson.

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira, Jurgen Klopp fez breve balanço de seu trabalho. O ídolo diz não ter arrependimentos, reconhecendo que alguns vice-campeonatos aconteceram por pouco. “Em alguns momentos tivemos muito azar, podíamos ter mais duas Premier League, mais duas Champions. Foram centímetros, milímetros, que decidiram tudo e teriam feito imensa diferença. Fui, sem dúvida, um treinador de sucesso neste período. Se podia ter ganhado mais? As pessoas podem dizer o que quiserem, pouco me importa.”

“Perdemos a Liga dos Campeões em 2022 porque o Courtois parecia que tinha 12 mãos. Fizemos um chute a gol a cada três minutos. Foi depois desse jogo que decidi que não podia continuar sofrendo como sofria depois das derrotas. Em 2019 não fomos campeões da Inglaterra por um ponto, conseguimos no ano seguinte e estou totalmente em paz sobre os títulos que ganhei no Liverpool”, completou o técnico.

Publicidade

Ao todo, Klopp levantou oito troféus em nove anos. Nesse período, conquistou a Premier League (2019/20), a Copa da Inglaterra (2021/22), a Copa da Liga (2021/22 e 2023/24), a Supercopa Inglesa (2022), a Champions League (2018/19), a Supercopa da Europa (2019) e o Mundial de Clubes (2019).

NÚMEROS DE KLOPP NO LIVERPOOL

488 jogos
297 vitórias
109 empates
82 derrotas
68,3% de aproveitamento
8 títulos

QUEM FEZ MAIS JOGOS COM KLOPP?

1. Roberto Firmino – 355 jogos
2. Mohamed Salah – 348 jogos
3. James Milner – 332 jogos

QUEM FEZ MAIS GOLS COM KLOPP?

1. Mohamed Salah – 211 gols
2. Sadio Mané – 120 gols
3. Roberto Firmino – 111gols

Publicidade