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Toyota inicia venda do Prius no Brasil: 120.830 reais

Motores a combustão e elétrico do híbrido geram 134 cv de potência combinada

Destaque da Toyota na última edição do Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, o híbrido Prius já está nas concessionárias da marca no país, vendido por 120.830 reais. Pioneiro entre os veículos que utilizam tecnologia híbrida de propulsão, o Prius vem equipado com dois tipos de motores, um a combustão, movido a gasolina, e outro elétrico. O primeiro tem quatro cilindros, 1.798 cm³ e estrutura compacta. O segundo gera 650 Volts e tem a função de mover as rodas quando o modo de condução elétrico estiver acionado. Juntos, eles geram 134 cavalos de potência combinada. O gerador elétrico é alimentado por uma bateria exclusiva, de 27 kW de potência, e permite ao carro rodar em trechos urbanos, a velocidades médias de até 50 km/h, sem que o motor a combustão precise ser acionado, portanto, sem consumir gasolina nem emitir gases produzidos pela queima do combustível.

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De acordo com a Toyota, quando os dois motores trabalham em conjunto o Prius é capaz de rodar, em média, 25 quilômetros com um litro de gasolina. Testes realizados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) apontaram médias de consumo de 15,7 km/l, em trajetos urbanos, e 14,3 km/l, na estrada, e emissão de 86 gramas de CO2 por quilômetro rodado. As baterias do Prius não podem ser recarregadas em tomadas de energia. Elas são abastecidas por meio de diversos dispositivos, entre eles freios regenerativos com capacidade de armazenar a energia em desacelerações.

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O carro permite quatro tipos de condução: Normal, EV (Eletric Vehicle), Eco e PWR (Power). No modo Normal, o sistema alterna o uso dos dois motores automaticamente, sempre para conciliar o desempenho de acordo com as condições de dirigibilidade. No EV, acionado por meio de um botão no painel e com o veículo parado, o Prius utiliza apenas eletricidade para se mover. É indicado para trechos urbanos ou deslocamentos com velocidades de até 40 km/h. No Eco, o conjunto funciona com o objetivo de economizar combustível. A Toyota afirma que esta opção é capaz de reduzir o consumo em até 20%. O Power, por sua vez, prioriza o desempenho, proporcionando resposta de aceleração 25% maior que no modo Normal.

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Ainda segundo o fabricante, o Prius é 95% recuperável, 85% reciclável e 95% dos componentes usados na produção da bateria podem ser reutilizados. A primeira geração do Prius foi lançada em 1997, no Japão, mas caiu no gosto dos consumidores americanos. Atualmente em sua terceira geração, o modelo acumula mais de 3,5 milhões de unidades vendidas desde a estreia.

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