Publicidade
Publicidade

Phelps começa sua batalha pela glória olímpica na piscina de Londres

O americano Michael Phelps inicia no sábado nos 400 metros medley sua luta para se tornar o atleta com mais medalhas olímpicas desde a criação dos Jogos, na abertura da piscina do Centro Aquático de Londres. O nadador de 27 anos conquistou um total de 16 medalhas olímpicas (oito medalhas de ouro em Pequim-2008 e […]

O americano Michael Phelps inicia no sábado nos 400 metros medley sua luta para se tornar o atleta com mais medalhas olímpicas desde a criação dos Jogos, na abertura da piscina do Centro Aquático de Londres.

Publicidade

O nadador de 27 anos conquistou um total de 16 medalhas olímpicas (oito medalhas de ouro em Pequim-2008 e mais seis ouros e dois bronzes em Atenas-2004) e, caso consiga três medalhas em Londres-2012, vai superar a ginasta soviética Larisa Latynina, que obteve 18 medalhas entre 1965 e 1964.

“É muito emocionante estar de volta às Olimpíadas e representar o meu país. Eu nunca falei do total de medalhas. São vocês (jornalistas) que falam sobre recordes”, disse um descontraído Phelps, referindo-se a esta questão, sobre a qual disse ter sido informado somente no ano passado.

Publicidade

Phelps vai competir em sete provas nos Jogos Olímpicos de Londres: 200m medley, 100 e 200m borboleta e os revezamentos 4x100m e 4x200m livre e 4x100m quatro estilos, além dos 400m medley.

Se ganhar uma das quatro provas individuais em que está inscrito, será o primeiro nadador da história a conquistar uma medalha de ouro em uma modalidade em três Jogos consecutivos.

E se vencer todas as quatro provas individuais, vai igualar o recorde da russa Latynina.

As eliminatórias dos 400m medley (que combina as quatro modalidades da natação: borboleta, costas, peito e livre, nessa ordem) abrirá a competição de natação às 10h00 (06h00 no horário de Brasília).

Publicidade

A final desta prova será realizada às 19h30 locais (15h30 no horário de Brasília). Serão oito dias de competições na piscina do Centro Aquático, o complexo futurista do Parque Olímpico que se destaca pela forma do telhado, uma estrutura ondulada como uma onda de 160 metros de largura e 80 de comprimento.

Continua após a publicidade

Nesta que promete ser uma noite eletrizante, Phelps terá como principal adversário o bicampeão do mundo, o seu compatriota Ryan Lochte, que completa 28 anos na próxima sexta-feira e compete em Londres mais disposto do que nunca para destroná-lo.

“Não vim aqui só para bater Michael Phelps. Há muitos outros nadadores do mundo que também me preocupam”, disse Lochte na véspera da primeira batalha contra seu compatriota, que voltará a encontrar na quinta-feira nos 200m medley.

Em Pequim-2008, Phelps venceu Lochte nos 400m medley, dando assim o primeiro passo em sua missão de superar o lendário Mark Spitz e seus sete ouros em Munique-1972.

Mas, desde então, e antes de um desmotivado Phelps fora de forma, Lochte dominou a prova nas principais competições, conquistando os mundiais de Roma-2009 e Xangai-2011.

As duas estrelas americanas destacam-se claramente de todos os outros concorrentes, que devem disputar a medalha de bronze, a não ser que haja uma grande surpresa.

O brasileiro Thiago Pereira, um dos melhores nadadores deste segundo pelotão, tentará sua primeira medalha olímpica, depois de sua excelente performance nos últimos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara-2011, onde conquistou seis medalhas de ouro, uma prata e um bronze.

O programa do primeiro dia da natação no sábado inclui outras três finais: os 400m medley masculino e os 400m medley e revezamento 4x100m livre femininos.

O revezamento 4x100m livres feminino terá a estreia olímpica da nova maravilha da natação americana, Missy Franklin, de apenas 17 anos, que pode conquistar várias medalhas em Londres.

Durante este dia inaugural também serão disputadas as semifinais dos 100m borboleta e do 100m peito femininas e masculinas.

Continua após a publicidade

Publicidade