Publicidade
Publicidade

Pau Gasol deve substituir Nadal como porta-bandeira da Espanha

A desistência de Rafael Nadal de disputar os Jogos Olímpicos de Pequim-2012 causou confusão dentro do Comitê Olímpico Espanhol (COE), que precisa decidir quem o substituirá como porta-bandeira do país na cerimônia de abertura do evento. Pelos critérios da entidade, o jogador de basquete Pau Gasol seria um dos favoritos a ter a honra. As […]

A desistência de Rafael Nadal de disputar os Jogos Olímpicos de Pequim-2012 causou confusão dentro do Comitê Olímpico Espanhol (COE), que precisa decidir quem o substituirá como porta-bandeira do país na cerimônia de abertura do evento. Pelos critérios da entidade, o jogador de basquete Pau Gasol seria um dos favoritos a ter a honra.

Publicidade

As regras do COE apontam que o atleta com melhor currículo em Olimpíadas deve ser o responsável por levar o estandarte, o que faria os velejadores Xavi Fernández e Iker Martínez serem os candidatos ao posto. Mas como as competições de vela ocorrerão a aproximadamente 200km de Londres, a distância é vista como um obstáculo para a participação dos iatistas na cerimônia.

Outro atleta que era cotado para levar a bandeira espanhola e não o fará é o ciclista Samuel Sánchez, ouro na prova de estrada em Pequim-2008. Ele sofreu uma queda na oitava etapa da Volta da França, sofreu múltiplas fraturas e não se recuperará a tempo para Londres-2012.

Publicidade

Dessa forma, Gasol, prata em Pequim-2008 com a seleção espanhola masculina de basquete, surge como favorito a ser o porta-bandeira. Contaria a favor do ala do Los Angeles Lakers sua alta popularidade e o fato de ser considerado um dos melhores jogadores de sua modalidade em todo o mundo.

‘Para mim, foi uma grande tristeza o que aconteceu com meu amigo Rafa. Ele era o homem ideal para ser o porta-bandeira e um grande representante do esporte espanhol. Todo meu apoio a ele em momentos tão duros. Os atletas que vamos a Londres com certeza competiremos com seu espírito’, disse Gasol, lamentando a lesão no joelho que impediu Nadal de jogar nas Olimpíadas de Londres-2012.

Continua após a publicidade

Publicidade