A partir de 2006, com Daniel Craig no papel, os Bond-cars ficaram mais próximos da realidade, assim como o próprio espião Todo agente secreto merece um supercarro à altura dos perigos que precisa encarar. E não estamos falando de Jason Bourne, o espião com crise de identidade interpretado por Matt Damon, mas sim do representante […]
1/20 Aston Martin DB5 – O mais famoso Bond-car da história estreou em "007 Contra Goldfinger", de 1964. Fez tanto sucesso que retornou na sequência "007 Contra a Chantagem Atômica", de 1965, e ainda fez aparições em "007 Contra GoldenEye" (1995), "O Amanhã Nunca Morre" (1997) e "Casino Royale" (2006), quando o agente, vivido por Daniel Craig, ganha o carro após vencer um jogo de pôquer. Em "Operação Skyfall", o mais novo longa metragem da franquia, com estreia marcada para o próximo dia 26 no Brasil, o famoso cupê dará o ar da graça novamente (Divulgação/VEJA)
2/20 Reza a lenda que o DB5 que aparece no filme de estreia foi o primeiro exemplar a deixar a linha de montagem da Aston Martin, em 1963, e que foram necessárias seis semanas para equipar o carro com toda a parafernália usada pelo agente secreto nas filmagens (Divulgação/VEJA)
3/20 Anos mais tarde, um funcionário da Aston Martin comprou o carro e retirou todos os equipamentos – entre eles, as metralhadoras de mentirinha escondidas nas luzes de pisca, o escudo traseiro escamoteável e a prova de balas,… (Divulgação/VEJA)
4/20 …o dispositivo de rastreamento instalado no painel,… (Divulgação/VEJA)
5/20 …o telefone embutido na porta do motorista,… (Divulgação/VEJA)
6/20 … e as lâminas giratórias instaladas nos cubos de rodas,… (Divulgação/VEJA)
7/20 …tornando o DB5 ao seu aspecto original. Por sorte, o outro comprador apareceu e instalou tudo de volta (Divulgação/VEJA)
8/20 Pierce Brosnan posa ao lado do Aston Martin DB5 durante as filmagens de "007 Contra GoldenEye", no sul da França (Divulgação/VEJA)
9/20 Citroën 2CV – Concebido para "atravessar um campo arado com uma cesta de ovos acomodada no banco, sem quebrá-los", o carrinho da Citroën é uma verdadeira antítese do Bond-car. Mas em "Somemente para Seus Olhos", ele deu um show ao protagonizar uma eletrizante perseguição. Nela, 007 (Roger Moore) tenta fugir de um bando armado e o pobre DeuxChevaux é alvo de rajadas de metralhadoras, é batido várias vezes, capota, mas, por fim, consegue sobreviver (Divulgação/VEJA)
10/20 AMC Hornet – Em uma das cenas memoráveis dos filmes de 007, James Bond usa um cupê AMC Matador X para saltar um rio na Tailândia, de uma margem à outra, em "007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro", de 1974. O mais impressionante do salto é que o carro gira 360° em um movimento em espiral (Divulgação/VEJA)
11/20 A tomada foi filmada com sucesso com o dublê Bumps Willard ao volante. Detalhe: ele nunca havia feito algo parecido antes. Vestido de preto, Williard pilotou o carro agachado entre dois bonecos que representavam Roger Moore e o ator Clifton James (Divulgação/VEJA)
12/20 Lunar Buggy – Talvez o mais inusitado dos Bond-cars. O jipe lunar foi usado pelo agente de Sua Majestade em uma fuga pelo deserto de Nevada em "007 – Os Diamantes são Eternos", de 1971, filme que marcou o retorno de Sean Connery ao personagem, no lugar de George Lazenby. Mas ao contrário da aparência robusta exibida na famosa sequência de perseguição, o lunar buggy era frágil e quebrou várias vezes durante as filmagens. Em uma delas, inclusive, apesar de não ter sido captada pelas câmeras, é possível perceber que uma roda do jipe se solta e é flagrada em uma das cenas. Além da cúpula de acrílico no topo, o protótipo tinha painéis de alumínio, braços articulados e design inspirado em veículos desenvolvidos pela NASA, a agência espacial norte-americana. Em 2004, o jipe foi vendido por 37.000 dólares para a rede de lanchonetes Planet Hollywood (Divulgação/VEJA)
13/20 Lotus Esprit S1 – Imortalizado em "O Espião que me Amava", na cena em que se transforma em submarino para escapar da perseguição de um helicóptero, o Esprit entrou no elenco do filme graças a esperteza de um executivo da Lotus. Quando soube das filmagens do novo longa, ele providenciou que um S1 fosse deixado estacionado propositalmente diante do escritório de Cubby Broccoli, produtor responsável por levar a saga de Ian Flemming para o cinema. Foi tiro e queda. Ao todo, dois Esprit S1 de verdade participaram das gravações, sendo um deles do próprio Colin Chapman, um dos fundadores da Lotus. Outras sete carrocerias do Esprit foram usadas para tomadas embaixo da água. Uma delas foi encontrada em 1993, abandonada em um depósito de sucata, nas Bahamas, coberta por decorações natalinas (Divulgação/VEJA)
14/20 Desmond Llewelyn, o Q, e Roger Moore, o 007, ao lado do Lotus Esprit S1 submarino (Divulgação) (Divulgação/VEJA)
15/20 Aston Martin V12 Vanquish – Para "007 – Um Novo Dia para Morrer", o 20º filme da série, de 2002, o Aston Martin de James Bond teria de ser especial. E era. O V12 Vanquish, modelo topo de linha da época, ficava invisível ao simples toque de um botão. Também tinha metralhadoras teleguiadas escondidas sob o capô, mísseis com sensores de calor, assento ejetável, além de pneus que autoinfláveis (Divulgação/VEJA)
16/20 BMW 750iL – Em "O Amanhã Nunca Morre", James Bond (Pierce Brosnan) precisa fugir, mas seu carro é cercado por inimigos em um estacionamento. Ele guia o carro por controle remoto do banco traseiro, enquanto dispara pregos para furar pneus e mísseis contra seus algozes. O próprio carro de Bond estoura os pneus, mas eles inflam novamente num passe de mágica. Em seguida, o carro despenca do alto de um prédio e vai parar em uma agência de locação de automóveis. 007 sai do carro, sem amarrotar o terno (Divulgação/VEJA)
17/20 Aston Martin V8 Volante – Em sua primeira aparição como James Bond, em "007 – Marcado para a Morte", de 1987, Timothy Dalton abusa dos brinquedinhos instalados em um V8 Volante (à esquerda). Cubo de roda que dispara raios laser, mísseis escondidos no para-choque, motor a jato para dar aquela forcinha nas aceleradas e, por fim, pares de esquis para andar no gelo são alguns deles. Durante as filmagens da perseguição sobre a neve, em Weissensee, na Áustria, um dos carros quase acabou no fundo de um lago congelado, após a camada endurecida começar a rachar (Divulgação/VEJA)
18/20 BMW Z8 – Um dos mais belos roadsters já concebidos pela BMW deu o ar da graça em "007 – O Mundo não é o Bastante", de 1999 (na foto, ao lado de Pierce Brosnan). Equipado com mísseis terra-ar, parabrisa a prova de balas e controle remoto, o Z8 salva nosso herói no momento em que a fábrica em que ele estava explode ao ser atacada por helicópteros do vilão Renard (Divulgação/VEJA)
19/20 Aston Martin DBS – O novo modelo top de linha da Aston Martin fez sua estreia na série 007 juntamente com Daniel Craig na pele do agente secreto, em "Casino Royale", de 2006. Apesar do belo visual, o DBS não trazia nenhum aparato tecnológico ou armamento pesado escondido – com exceção de um computador portátil, um aparelho desfibrilador e um estojo com medicamentos. Seu design arrojado já o creditava como um legítimo Bond-car. Na cena em que o DBS capota várias vezes, a equipe de efeitos especiais teve de virar o carro na marra usando um canhão de ar comprimido instalado atrás do banco do motorista. Em "Quantum of Solace", de 2008, o DBS retorna para estrelar uma perseguição de tirar o fôlego, logo no início do filme. Ao todo, sete DBS foram usados nas filmagens, realizadas nos arredores do Lago Garda e em Carrara, no norte da Itália (Divulgação/VEJA)
20/20 Plaqueta de identificação do Aston Martin DBS (Divulgação/VEJA)
A partir de 2006, com Daniel Craig no papel, os Bond-cars ficaram mais próximos da realidade, assim como o próprio espião
Todo agente secreto merece um supercarro à altura dos perigos que precisa encarar. E não estamos falando de Jason Bourne, o espião com crise de identidade interpretado por Matt Damon, mas sim do representante mais famoso da classe: Bond, James Bond. E neste ano em que se celebram os 50 anos da estreia do primeiro filme da série, 007 Contra o Satânico Dr. No, não faltam carros para lembrar. Em meio século, o agente de Sua Majestade acelerou muitos, destruiu outros ou as duas coisas, sempre nessa ordem. Curiosamente, a maioria deles era de marcas britânicas, como Jaguar, Rolls-Royce, Lotus e, principalmente, Aston Martin (o fabricante do modelo que Bond usa no novo filme da série, Skyfall, que estreia no país na semana que vem).
Para virar um legítimo “Bond-car”, não basta ser um supercarro que qualquer bilionário possa ter na garagem. É preciso que ele tenha um algo a mais ou vários. O Lotus Esprit S1 de 007 – O Espião que me Amava, de 1977, por exemplo, disparava torpedos, espirrava cimento fresco nos inimigos e se transformava em submarino com o puxar de uma alavanca. Já o belo sedã BMW 750iL usado pelo agente no filme O Amanhã Nunca Morre, de 1997, dava descargas elétricas em quem ousasse arrombá-lo, tinha pequenos mísseis instalados no teto solar e podia ser controlado por um telefone celular.
Mas tudo isso não seria possível sem a participação de Q, o cientista da agência de espionagem britânica MI6, vivido pelo ator Desmond Llewelyn, morto em 1999, vítima de um acidente de trânsito, e posteriormente substituído por John Cleese, um dos humoristas do Monty Python. Llewelyn foi o ator que mais participou dos filmes do agente secreto. Até 1999, esteve em todos os longas a partir de 007 Contra Goldfinger, de 1963, com exceção de um: 007 – Viva e Deixe Morrer, de 1973, apesar de ter sido brevemente citado. Ao todo, foram 16 participações, ao lado de Sean Connery, George Lazenby, Roger Moore, Timothy Dalton e Pierce Brosnan.
Apesar de os carros superequipados terem surgido no início da série, na década de 1960, com Connery no papel do espião e o ícone Aston Martin BD5, foi na fase de Brosnan que os veículos ganharam ainda mais espaço nos filmes, com parafernálias das mais inverossímeis, como o V12 Vanquish invisível, de 007 – Um Novo Dia para Morrer, de 2002. A partir de 2006, com Daniel Craig no papel, os Bond-cars ficaram mais próximos da realidade, assim como o próprio espião.