Neymar perde pênalti e Santos empata com Universidad
Na primeira partida da final da Recopa, prevaleceu o 0 a 0 entre os campeões continentais de 2011. Jogo de volta acontece em 26 de setembro, no Pacaembu
Santos e Universidad, os campeões da Libertadores e da Sul-Americana de 2011, empataram em 0 a 0 no primeiro jogo da final da Recopa, disputado na noite desta quarta-feira no estádio Nacional em Santiago, capital do Chile.
O resultado, porém, poderia ter sido diferente se o atacante Neymar não tivesse perdido um pênalti para o Santos aos 18 minutos do primeiro tempo. No lance, o craque santista arrancou pela direita e acabou derrubado pelo adversário no limite da grande área – não ficou claro se a falta aconteceu dentro ou fora da área. Na hora de cobrar, o camisa 11 escorregou e chutou a bola por cima do gol.
O jogo – O pênalti confirmou o domínio santista na primeira etapa. Tocando a bola com qualidade, sem se intimidar com a pressão da torcida chilena, a equipe de Muricy teve outra grande chance nos pés de Ganso. O meia recebeu de Neymar dentro da área, limpou a marcação, mas acabou chutando para fora. Enquanto isso, o time da casa só ameaçou uma pressão nos últimos minutos do primeiro tempo.
Na segunda etapa, porém, a situação se inverteu e a Universidad passou a buscar mais o gol, acuando o Santos no campo de defesa. Aos 5 minutos, o atacante Gutierrez quase abriu o placar, ao cabecear uma bola muito perto do gol santista, com o goleiro Rafael já fora do lance. Com a aproximação do fim da partida, o time paulista passou a avançar apenas nos contra-ataques. Em um deles, Miralles e Neymar se aproximaram com perigo da área chilena, mas o argentino forçou demais o passe, desperdiçando a chance de deixar o camisa 11 na frente do gol. Mesmo sem ângulo, Neymar arriscou um chute colocado e acertou o travessão de Jhonny Herrera. Foi o último lance de perigo do jogo.
Final – Agora, as equipes voltam a se enfrentam no jogo decisivo da Recopa apenas no dia 26 de setembro, em partida marcada para o Pacaembu, em São Paulo.