Publicidade
Publicidade

Morre Ken Norton, o boxeador que quebrou o queixo de Ali

Ex-campeão participou da época de ouro dos pesos pesados nos anos 1970

Depois da primeira luta, Norton visitou Ali no hospital e disse que não voltaria a enfrentá-lo porque era um adversário “muito duro”. Acabaram ficando frente a frente mais duas vezes

O ex-boxeador americano Ken Norton, que ficou famoso por derrotar Muhammad Ali e quebrar o queixo da grande lenda dos ringues, morreu na quarta-feira, em um subúrbio de Las Vegas, vítima de insuficiência cardíaca. Ele tinha 70 anos. A notícia da morte do ex-atleta foi divulgada por um de seus filhos, Ken Norton Jr., ex-jogador de futebol americano e atual técnico do Seattle Seahawks. Ken Norton também chegou a jogar futebol americano, mas foi no boxe que se destacou. Ex-campeão dos pesos pesados, entrou para a história da modalidade depois de vencer Ali por decisão dos jurados no primeiro de três combates que travariam como profissionais.

Publicidade

Leia também:

Leia também: O tempo de Muhammad Ali

Depois da primeira luta, Norton visitou Ali no hospital e disse que não voltaria a enfrentá-lo porque era um adversário “muito duro”. Acabaram ficando frente a frente mais duas vezes (uma delas, no famoso Yankee Stadium, em Nova York), com duas vitórias de Ali por pontos, em contagens apertadas. Norton também foi contemporâneo de outros grandes nomes do boxe – lutou nos tempos áureos dos pesos pesados. Ao lado de Ali, Joe Frazier e George Foreman, formou o quarteto de craques dos ringues dos anos 1970. Não tinha a mesma habilidade de Ali, a versatilidade de Frazier ou a força de Foreman, mas se destacava pela incrível capacidade física e grande resistência. Amigo de Frazier, nunca aceitou enfrentá-lo. Além dos duelos com Ali, fez lutas importantes com Foreman (que o nocauteou no segundo assalto de um combate travado em 1974, na Venezuela) e Larry Holmes, em 1978.

Continua após a publicidade

Acompanhe VEJA Esporte no Facebook

Siga VEJA Esporte no Twitter

Na ocasião, era o dono do cinturão do Conselho Mundial de Boxe, mas acabou sendo derrotado por pontos, em decisão polêmica. Ainda assim, o duelo com Holmes ficou marcado como uma das grandes lutas da história da modalidade. Norton lutou até 1981, encerrando a carreira com 50 combates, sendo 42 vitórias (33 nocautes) e um empate. Integrante do Hall da Fama do Boxe, também foi comentarista esportivo e participou de muitos filmes – era o nome preferido para atuar em Rocky, mas acabou rejeitando o convite para ser Apollo Creed, o primeiro grande rival do personagem Rocky Balboa. Um acidente de carro o deixou com problemas para caminhar e falar. Nos últimos meses, sofreu vários derrames. Além de Ken Norton Jr., que foi duas vezes campeão do Super Bowl, o ex-boxeador teve outros quatro filhos em dois casamentos.

Publicidade

https://youtube.com/watch?v=Y9tnIF2nSqY%3Frel%3D0

(Com agência EFE e Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade

Publicidade