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HB20, Etios e EcoSport estão entre os mais econômicos

Novidades do mercado estão entre os destaques da avaliação do Inmetro

Apesar de operar no limite de sua capacidade, a Hyundai não consegue atender a quantidade de pedidos do HB20, atualmente em cerca de 50.000 unidades

Hyundai HB20 e Toyota Etios, novatos e rivais no disputado mercado de carros compactos do país, já figuram entre os automóveis mais econômicos do mercado. Eles estão entre os destaques no quesito consumo de combustível segundo avaliação divulgada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) nesta sexta-feira. Ambos os modelos receberam nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), que mede a eficiência energética dos modelos vendidos no Brasil. Mas o HB20 só recebeu a classificação A na versão 1.0. Equipado com motor 1.6, o pequeno Hyundai recebeu etiqueta B. No caso do Etios, tanto o motor 1.3 quanto o 1.5 alcançaram nota A. O mesmo ocorreu com o Etios sedã.

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De acordo com as medições feitas pelo Inmetro, o HB20 1.0 Flex atingiu médias de consumo de 7,6 km/l, com etanol, e 11,5 km/l, com gasolina, em ciclo urbano. Em ciclo rodoviário, as médias foram de 9,8 km/l, com etanol, e 14,5 km/l, com gasolina, em ciclo rodoviário. Já o HB20 1.6 registrou médias semelhantes ao 1.0 na cidade – 7,6 km/l (etanol) e 11,6 km/l (gasolina).

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Porém, na estrada, o compacto bebeu mais, registrando médias de 8,7 km/l e 12,7 km/l, com etanol e gasolina, respectivamente. Apenas as versões com câmbio manual de cinco marchas do HB20 foram analisadas. Vale lembrar que o hatch também pode vir equipado com transmissão automática de quatro velocidades, que ficou de fora desta rodada de avaliações. Todas as medições foram feitas com o ar condicionado ligado.

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O Etios 1.3, por sua vez, percorreu 8,5 quilômetros com 1 litro de etanol e 12,5 km/l, com gasolina, ambos em trajeto urbano. Na estrada, as médias foram de 9,0 e 13,0, nesta ordem. A versão mais potente (1.5) igualou a média urbana do 1.3 e registrou 8,9 km/l e 13,4 km/l, na estrada. No caso do sedã, equipado exclusivamente com o motor 1.5, as médias fora 8,4 km/l (etanol) e 11,9 km/l (gasolina), ambos na cidade, e 9,3 km/l e 14,0 km/l, em percurso rodoviário.

Outro destaque desta rodada de testes foi o Novo EcoSport, da Ford, que também chegou às lojas em setembro. O jipinho renovado e equipado com motor 1.6 16V mais câmbio manual de cinco marchas recebeu avaliação A do Inmetro. Suas médias de consumo foram 7.0 km/l e 10,2 km/l, na cidade, e 8,4 km/l e 12,2 km/l, em rodovias.

Fila para o HB20 – Também nesta sexta, a Hyundai inaugurou oficialmente sua nova fábrica em Piracicaba, no interior de São Paulo. É a primeira unidade da empresa na América Latina. A linha de produção funciona desde setembro para atender a alta demanda pelo HB20. Apesar de operar no limite de sua capacidade, a montadora não consegue atender a quantidade de pedidos do carrinho, atualmente em cerca de 50.000 unidades. Deste total, metade já foi entregue e o restante segue em compasso de espera. A estimativa é de que a fila esteja em dois meses a partir da data da encomenda. Diante do grande volume de pedidos, a montadora estuda a implantação do terceiro turno de produção. Ao todo, 1.800 empregados trabalham no local.

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