Publicidade
Publicidade

Federação de Judô proíbe atleta saudita de usar véu nas Olimpíadas

A Federação Internacional de Judô (IJF) afirmou nesta quinta-feira que a atleta Ali Shahrkhani, da Arábia Saudita, não vai ser autorizada a utilizar o hijab, cobertura para a cabeça que as mulheres muçulmanas vestem. O presidente da entidade, Marius Vizer, anunciou a medida, dizendo que a medida foi tomada de ‘acordo com os princípios e […]

A Federação Internacional de Judô (IJF) afirmou nesta quinta-feira que a atleta Ali Shahrkhani, da Arábia Saudita, não vai ser autorizada a utilizar o hijab, cobertura para a cabeça que as mulheres muçulmanas vestem. O presidente da entidade, Marius Vizer, anunciou a medida, dizendo que a medida foi tomada de ‘acordo com os princípios e espírito do judô’.

Publicidade

O porta-voz da IJF, Nicolas Messner, ressaltou que a o uso foi banido também devido às preocupações com a segurança dos atletas. ‘No judô, nós usamos estrangulamento e agarrões, então o hijab pode ser perigoso’, observou. ‘A única diferença entre os competidores deve ser o seu nível de judô’, avaliou.

Há algum tempo atrás, as federações asiáticas da modalidade haviam autorizado as mulheres muçulmanas a vestirem a peça, mas a entidade internacional preferiu não ir à mesma direção.

Publicidade

A decisão pode ameaçar a participação de Shahrkhani nos Jogos Olímpicos de Londres, já que os líderes sauditas só autorizaram as representantes do sexo feminino a participarem da maior competição do esporte mundial desde que elas usassem a vestimenta especial prevista na religião. É a primeira vez na história que a Arábia Saudita autoriza mulheres a competirem nas Olimpíadas.

Shahrkhani recebeu um convite especial do Comitê Olímpico Internacional para competir na capital inglesa.

Continua após a publicidade

Publicidade