Derrota intencional de chinesas no badminton gera polêmica nos Jogos
Uma polêmica marcou as disputas de badminton nesta terça-feira, nas Olimpíadas de Londres. Já classificadas para as quartas de final da competição, a dupla feminina chinesa formada por Xiaoli Wang e Yang Yu perdeu de forma intencional para as sul-coreanas Kyung Eun Jung e Ha Na Kim, como forma de pegarem um confronto mais fácil […]

Uma polêmica marcou as disputas de badminton nesta terça-feira, nas Olimpíadas de Londres. Já classificadas para as quartas de final da competição, a dupla feminina chinesa formada por Xiaoli Wang e Yang Yu perdeu de forma intencional para as sul-coreanas Kyung Eun Jung e Ha Na Kim, como forma de pegarem um confronto mais fácil na próxima fase. A partida terminou com somente 23 minutos, com as representantes da Coreia do Sul vencendo com parciais de 21/14 e 21/11.
A decisão das chinesas causou comentários na capital londrina. Agora, após a derrota, as chinesas só vão poder cruzar com as compatriotas Tian Qing e Zhao Yunlei em uma possível final. Se elas tivessem ganhado, um encontro na semifinal poderia acontecer.
‘Não é o espírito olímpico jogar assim. Como pode a dupla número 1 do mundo jogar desse jeito? Elas começaram a cometer erros. A atitudes delas foi um lixo’, criticou o comandante da dupla sul-coreana.
As chinesas argumentaram que somente usaram o regulamento da competição em favor próprio e que preferiram não se cansar para a próxima fase, que já tem seu início nesta quarta-feira.
‘Na verdade, elas são adversárias muito fortes. Essa foi a primeira vez que as enfrentamos e amanhã começa o mata-mata. Já estávamos classificadas e então queríamos salvar energia. Sério, não é necessário jogar com tudo mais uma vez quando a fase decisiva é nesta quarta’, frisou Yang Yu.
Nas quartas, as representantes da China vão medir forças contra outra parceria da Coreia do Sul: Jung Eun Ha e Min Jung Kim. Já Kyung Eun Jung e Ha Na Kim pegam Greysia Polii e Meiliana Jauhari, da Indonésia, dupla número 5 do mundo.