Publicidade
Publicidade

César Cielo entra em ação em Londres-2012

Campeão olímpico e bicampeão mundial dos 50 metros livres, o brasileiro César Cielo entra em ação na terça-feira nos Jogos de Londres-2012 nos 100 metros livres, prova na qual enfrentará o australiano James Magnussen, apontado como favorito. O paulista de 25 anos foi medalhista de bronze nos 100 metros livres em Pequim-2008 e agora buscará […]

Campeão olímpico e bicampeão mundial dos 50 metros livres, o brasileiro César Cielo entra em ação na terça-feira nos Jogos de Londres-2012 nos 100 metros livres, prova na qual enfrentará o australiano James Magnussen, apontado como favorito.

Publicidade

O paulista de 25 anos foi medalhista de bronze nos 100 metros livres em Pequim-2008 e agora buscará subir ao lugar mais alto do pódio para dar ao Brasil sua segunda medalha na natação nestes Jogos, após a de prata obtida por Thiago Pereira nos 400 metros medley no sábado.

Cielo terá como principal rival o atual campeão mundial da distância, o australiano James Magnussen, que já advertiu que fará todo o possível para se tornar o nadador mais rápido da história.

Publicidade

Magnussen nadou neste ano em 47 segundos e 10 centésimos, muito perto do recorde estabelecido por Cielo no Mundial de Roma-2009, com um tempo de 46.91, na época dos polêmicos maiôs de poliuretano, proibidos em 2010.

Mas o australiano não teve um bom início no Centro Aquático de Londres, ao ficar no domingo fora do pódio com sua equipe na final do revezamento 4×100 m livres, vencida pela França e na qual seu país era grande favorito.

Cielo não participou na eliminatória do revezamento e o Brasil ficou fora da final.

Continua após a publicidade

“Vou aos 100 metros com muita garra. Não tem sentido fazer menos esforço, tentar guardar forças ou economizar energia”, afirmou o brasileiro.

Publicidade

Apesar de suas declarações por vezes agressivas e pretensiosas, Magnussen tem um grande respeito por Cielo.

“Sei que César tem os dois recordes e o respeito por isso, mas acredito que estou em boa posição para vencer desta vez. Não tenho medo de Cielo, embora seja consciente de que é um dos principais competidores”, indicou.

De qualquer forma, não se trata apenas dos dois: a prova de 100 m, onde tudo se define por centésimos de segundo, tem outros sérios aspirantes ao pódio, como o italiano Luca Dotto, o americano Cullen Jones, o francês Yannick Agnel e o australiano James Roberts.

Cielo já disse que quer seguir os passos de seus dois ídolos, o russo Alexander Popov e o americano Gary Hall, que levaram duas medalhas de ouro consecutivas nos 50 m livres (Popov em 1992 e 1996; Hall em 2000 e 2004).

Além disso, buscará em Londres deixar definitivamente para trás a polêmica por seu resultado positivo de doping em maio de 2011, pelo qual não foi suspenso, mas que lhe custou as vaias do público e críticas de outros nadadores no Mundial de Xangai em julho daquele ano.

Continua após a publicidade

Publicidade