1/15 Hyundai HB20 – Considerado a sensação de 2012, o compacto fabricado em Piracicaba, no interior de São Paulo, chegou oficialmente às lojas do país em outubro, equipado com motores 1.0 ou 1.6, a partir de 31.995 reais, podendo chegar a 47.995 reais na versão topo de linha Premium, com câmbio automático. A corrida pelo carro da Hyundai foi tão grande que a fila de espera pode chegar a seis meses. A fabricante coreana promete lançar a versão aventureira do modelo, o HB20X, em janeiro, e o sedã, em março (Divulgação/VEJA)
2/15 Ford EcoSport – Apresentado em janeiro de 2012, a nova geração do jipe só chegou às concessionárias em agosto, com preços entre 53.490 reais (1.6 S) e 70.190 reais (2.0 Titanium). Em novembro, surgiram versões Titanium com motor 1.6, a partir de 63.990 reais, e no início de dezembro estrearam as aguardadas versões automática e 4×4, a partir de 63.390 reais (Powershift SE) (Divulgação/VEJA)
3/15 Chevrolet Onix – Principal lançamento da General Motors do Brasil em 2012, o compacto desembarcou nas revendas em novembro, equipado com motores 1.0 (LT e LS) ou 1.4 (LTZ), câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades, a partir de 29.990 reais. A versão topo de linha LTZ, automática, pode custar 41.990 reais. Produzido em Gravataí, no Rio Grande do Sul, o Onix vem de série com direção hidráulica, airbags, freio com ABS vem de série (Divulgação/VEJA)
4/15 Toyota Etios – Arma da Toyota para o mercado de automóveis compactos nacional, o Etios, cujo nome vem do grego Ethos, que significa Essência Original, estreou nas revendas no fim de setembro. Produzido em Sorocaba, o compacto é oferecido nas versões hatch e sedã e com duas opções de motores flex: 1.3 ou 1.5. O hatch tem preço inicial de 29.990 reais, na versão básica 1.3, podendo atingir 42.790 reais, na opção topo de linha 1.5 XLS (Divulgação/VEJA)
5/15 Ford Ranger – Completamente renovada em meados deste ano, a Ranger herdou apenas o nome do modelo anterior. Desenvolvida na Austrália e produzida na Argentina, a nova geração da picape é oferecida no país em 10 diferentes configurações. A mais barata é a XLS 4×2 cabine simples, equipada com motor 2.5 flex, que custa 61.900 reais. Já a completa Limited, com motor 3.2 turbodiesel 4×4, não sai por menos de 130.900 reais (Divulgação/VEJA)
6/15 Chevrolet S10 – Outra veterana picape que ganhou uma repaginação radical. Estreou em fevereiro em 11 versões diferentes a partir de cerca de 59 mil reais. Passados alguns meses, ganhou descontos e pode ser encontrada a partir de 57 mil reais, na versão LS, cabine simples, e com motor 2.4 flex, de 147 cv, com câmbio manual. Até a primeira quinzena de dezembro foram vendidas 44.765 unidades da S10 no país (Divulgação/VEJA)
7/15 Volkswagen Fusca – Destaque da Volkswagen no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, a nova versão do Beetle, batizada por aqui como Fusca, já pode ser vista nas ruas. É vendido com câmbio manual de seis marchas (76.600 reais) ou automático DSG (80.990 reais), ambos com motor 2.0 turbo de 200 cv (Divulgação/VEJA)
8/15 Chevrolet Spin – Estreou por aqui em meados deste ano e matou de uma só vez duas velhas conhecidas: as minivans Zafira e Meriva. Projetada no Brasil, a Spin usa um motor 1.8 Flex de 108 cv e é vendida em duas versões LT manual (44.030 reais) e LTZ automática (55.270 reais). A opção de entrada traz de série ar-condicionado, direção hidráulica, airbag duplo, vidros e travas elétricas e freios com ABS e EBD (Divulgação/VEJA)
9/15 Chevrolet Trailblazer – A substituta da veterana Blazer chegou em novembro custando estratosféricos 145.450 reais na versão LTZ equipada com motor V6 3.6 de 239 cv. Este preço salgado faz dela o automóvel de fabricação nacional mais caro do país. Mas se o SUV vier equipado com o motor 2.8 turbodiesel de 180 cv, o preço salta nada menos de 30 mil reais, alcançando 175.450 reais. O câmbio é o automático de seis marchas nas duas opções e há espaço para até sete passageiros (Divulgação/VEJA)
10/15 Chevrolet Cruze Sport6 – É a versão hatch do sedã Cruze. Ele vem com o mesmo motor 1.8 16V Ecotec de 144 cv do três volumes e pode vir associado a um câmbio de seis marchas com alavanca manual ou automática. Assim como os outros modelos da Chevrolet pode ser encontrado nas versões LT ou LTZ. A opção básica vem de série com airbag duplo, direção elétrica, faróis de neblina, freios com ABS, controle de estabilidade (ESP), vidros e travas elétricas, piloto automático e MP3 player (Divulgação/VEJA)
11/15 Chevrolet Sonic – Importado da Coréia do Sul desde maio, o compacto premium tem o objetivo de conquistar novos consumidores brasileiros jovens. O visual é agressivo tanto nas carrocerias hatch e sedã. O motor é o mesmo quatro cilindros 1.6 16V flex e que rende até 120 cv. Há duas versões de acabamento (LT e LTZ) e de câmbio: manual de cinco marchas e automático sequencial de seis velocidades. Os preços partem de 46.700 reais, na opção hatch, e 52.900 reais, no três volumes (Divulgação/VEJA)
12/15 Chevrolet Cobalt – A opção mais forte e recheada do Cobalt deu o ar da graça em agosto. Debaixo do capô da versão LTZ está o motor de quatro cilindros 1.8 flex de 108 cv e que pode vir acoplado a um câmbio manual de cinco marchas ou a uma alavanca automática, de seis velocidades. Entre os destaques do modelo está o porta-malas, que dispõe de 563 litros de capacidade, assim como no Cobalt 1.4 (Divulgação/VEJA)
13/15 Ford Fusion – A nova geração do sedã da Ford chamou a atenção do público no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, e tinha previsão de chegar às lojas do país neste mês. Certeza mesmo é que ele será vendido em quatro versões – Titanium 2.0 AWD (tração integral), Titanium 2.0 FWD (tração dianteira), Duratec 2.5 flex e Titanium 2.0 Hybrid (híbrido). A opção topo de linha, equipada com tração nas quatro rodas, será vendida por 112.990 reais (Divulgação/VEJA)
14/15 Lexus – A primeira loja da marca Lexus no Brasil abriu suas portas em junho na zona sul de São Paulo. No showroom há quatro modelos disponíveis para compra: três sedãs (LS460 L, ES350 e IS300) e o jipão RX350. Todos são importados do Japão. O modelo mais barato à venda no país é o sedã IS300, que esconde sob o capô um motor V6 3.0 de 231 cv e não sai da loja por menos de 218.500 reais (Divulgação/VEJA)
15/15 Rolls-Royce – A marca britânica de carros de alto luxo, hoje pertencente ao grupo alemão BMW, inaugurou sua primeira loja na América Latina em outubro, na capital paulista. Por enquanto, o único modelo oferecido por aqui é o Ghost, cujo preço pode atingir 2,3 milhões de reais. Ele vem com um motor V12 6.6 litros turbo, de 563 cv, necessários para tirar da inércia um sedã de 5,39 metros de comprimento e 2,36 toneladas (Divulgação/VEJA)
O ano de 2012 tem tudo para ficar na história da indústria automobilística nacional. Além do recorde de vendas de automóveis, que deve alcançar a casa dos 3,7 milhões de carros, o ano foi marcado pelas medidas de incentivo ao consumo como o corte do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para a compra de carros de passeio e veículos utilitários, pelo Inovar-Auto – programa criado pelo governo federal para incentivar os fabricantes a desenvolver e produzir veículos mais modernos, seguros e econômicos -, e pela quantidade de lançamentos.
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Além da nova geração do jipinho EcoSport, o carro-chefe da Ford no Brasil, e da renovação das picapes veteranas Chevrolet S10 e Ford Ranger, o mercado de compactos ganhou três novidades de peso: o Hyundai HB20 , o Chevrolet Onix e o Toyota Etios. Outros destaques ficaram por conta da nova geração do sedã Fusion, dos Chevrolets Trailblazer, substituto do SUV Blazer, e Spin, que ocupa o lugar das minivans Zafira e Meriva, e da nova geração do New Beetle, da Volkswagen, batizada de Fusca por aqui.
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Entre as marcas, destaque para a General Motors, que em 2012 concluiu seu processo de renovação da gama de produtos Chevrolet no mercado brasileiro. Ao todo foram oito novidades, sendo sete modelos inéditos. Além dos já citados Onix, S10, Trailblazer e Spin, desembarcaram nas lojas o hatchback médio Cruze Sport6, o compacto premium Sonic, nas versões hatch e sedã, e o sedã Cobalt equipado com motor 1.8 e câmbio automático. E também chegaram novidades das marcas luxuosas: Rolls-Royce e Lexus abriram pontos de venda em São Paulo.
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