Há pelo menos uma década, Palmeiras e Flamengo tem sido rivais fervorosos dentro e fora dos gramados, disputando seguidamente os principais títulos nacionais e sul-americanos e, nos bastidores, travando disputas políticas em torno da formação de uma nova liga no país.
Além de serem os clubes com maior faturamento no país, também se tornaram na última temporada os que mais tiveram lucro com vendas de atletas; os cariocas, com R$ 1.,3 bilhões, e os paulistas, com R$ 1,2 bi.
Uma coisa, inegável, é a média de público, sempre liderada pelo Flamengo com os ótimos números obtidos no Maracanã; neste ano, até a 27ª rodada, a média é de 59.737, ante 33.363 do Palmeiras. Em taxa de ocupação, no entanto, o Palmeiras possui porcentagem superior a 83%, maior que a do Flamengo, com 79%.
Mas e em quesito sócio-torcedor? Desde 2024, o Palmeiras se consolidou na liderança entre os programas de clubes brasileiros; em determinado momento do ano, chegou a ficar próximo dos 200 mil inscritos, e atualmente conta com 190 mil, de acordo com números públicos que constam no site oficial. O Flamengo não revela oficialmente o número de sócios, mas segundo matéria do ge.globo de outubro, estava com 100 mil.
A pergunta que fica é:
Por que o Palmeiras tem o dobro de sócios que o Flamengo?
A resposta está na análise de Reginaldo Diniz, CEO e sócio-fundador da Agência End to End, empresa parceira na gestão do Avanti e do Palmeiras Pay.
“O Palmeiras atingiu um patamar expressivo porque apostou numa estratégia de três pilares importantes: 1. criação de um produto financeiro exclusivo ao torcedor com o Palmeiras Pay, 2. construção de uma estratégia moderna de crossell com degustação do Avanti para novas adesões ao produto, e 3. ter uma comunicação moderna, afiada e dedicada com mais de 600 mil seguidores no Instagram, que potencializa o conhecimento e o uso de um ecossistema de produtos, serviços e experiências que se potencializam mutuamente”, afirma.
Criado em janeiro de 2023, o Palmeiras Pay é uma conta digital gratuita e um cartão de crédito e débito oferecidos pelo Palmeiras, voltada para os torcedores do clube. Ele oferece serviços financeiros como pagamentos, transferências (incluindo Pix e Pix Parcelado), saques e cartões virtuais, além de vantagens exclusivas para os sócios, como descontos na Palmeiras Store e na compra de ingressos.
A plataforma chegou a 985 mil contas abertas e mais de R$1 bilhão em compras com o cartão Palmeiras Pay Elo pelo Brasil e pelo mundo -com 78% de todos os cartões emitidos estão ativados e em uso, e mais de R$ 1 milhão de faturamento em seguros. Além disso, está presente em 90% das cidades brasileiras.
Um dos pontos de destaque é que euem ativar a conta digital pode integrar o Programa Avanti de forma automática com o Plano Verde (R$ 9,99 por mês), ganhando isenção de seis mensalidades se escolher a forma de pagamento como cartão de crédito ou de uma mensalidade caso opte pelo débito – se assim desejar, o torcedor poderá cancelar o plano quando o período de gratuidade terminar. Além disso, o torcedor receberá de volta 100% do valor da mensalidade como cupom no app Zé Delivery.





