Presidente da Federação Paulista confirma chapa e deve concorrer com presidente da Federação de Roraima; assembleia está marcada para o dia 25 de maio
Com a queda de Ednaldo Rodrigues, uma nova eleição marcada para o próximo dia 25 deve definir o próximo presidente da CBF. Na manhã deste sábado, 17, Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista, lançou sua candidatura em nota oficial. Outro nome forte nos bastidores é de Samir Xaud, da federação de Roraima.
Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias. Acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.
Incentivado e apoiado por Federações e por um grande número de Clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, o Presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, anuncia o lançamento de sua candidatura à presidência da CBF para o pleito do dia 25 de maio! pic.twitter.com/ifOjfDI2b4
— Federação Paulista de Futebol – FPF (@FPF_Oficial) May 17, 2025
O anúncio de Fernando Sarney, interventor pela Justiça, pela eleição ao cargo de presidente da CBF já causa movimentações nos bastidores do futebol. O lançamento oficial da candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos aconteceu em nota divulgada pela própria Federação Paulista: “Incentivado e apoiado por Federações e por um grande número de Clubes da Série A e B do Campeonato Brasileiro”.
“Há pelo menos 10 anos, a Confederação Brasileira de Futebol se notabilizou por frequentar páginas policiais, com escândalos e disputas judiciais”, diz parte da nota. “Internamente, é notório que o nosso futebol está muito aquém do seu potencial. Precisamos de uma nova CBF: aberta, moderna, ambiciosa e profissional”.
O movimento de Reinaldo em tentar juntar votos dos clubes passa pela movimentação de Samir Xaud, concorrente à presidência que teve sua candidatura apoiada em nota conjunta de 19 das 27 federações – ação essa que causou desconforto entre muitos dos clubes.
Os candidatos ao pleito tem entre os dias 18 e 20 de maio para lançar a chapa. As federações têm voto peso três na assembleia, diferente dos clubes da Série A, com peso dois. Já os clubes da Série B votam com peso um.
Em meio a disputa, Ednaldo Rodrigues tenta reverter seu afastamento e entrou com recurso no STF.