Morre Brehme, autor do gol do título da Alemanha na Copa de 90
Ex-jogador da seleção alemã e do Bayern de Munique não resistiu a uma parada cardíaca, aos 63 anos
O ex-jogador e campeão mundial pela Alemanha Andreas Brehme morreu aos 63 anos, nesta terça-feira, 20, após sofrer uma parada cardíaca. Ele foi internado às pressas em um hospital em Munique, mas não resistiu. O lateral ficou marcado na história do futebol ao marcar o gol do título da Alemanha na Copa do Mundo de 1990, em cobrança de pênalti na final contra a Argentina, decretando o placar de 1 a 0.
Brehme defendeu a seleção alemã em 86 jogos e também deixou sua marca nos clubes por onde passou. Depois de surgir em clubes menores, como HSV Barmbek-Uhlenhorst, Saarbrücken e Kaiserslautern, em 1986 chamou a atenção do Bayern de Munique. Tinha como característica mais notável o fato de seu ambidestro, pois chutava com a mesma qualidade e força tanto com a perna esquerda quanto com a direita.
Du bleibst unvergessen! 🖤
Rudi Völler zum Tod von Andy Brehme: "Andy war unser WM-Held, aber für mich noch viel mehr – er war mein enger Freund und Begleiter bis zum heutigen Tag. Seine wunderbare Lebensfreude wird mir fehlen."
Zum Nachruf: https://t.co/LK21A2LaxQ pic.twitter.com/Bg8ee5aYs4
— DFB-Team (@DFB_Team) February 20, 2024
Pelo time bávaro jogou antes de se transferir para a Inter de Milão dois anos depois. Na Inter, ele formou um trio alemão de destaque ao lado de Lothar Matthaus e Jürgen Klinsmann. Também passou pelo Real Zaragoza, da Espanha, e se aposentou no Kaiserslautern.
Fora de campo, voltou a ser assunto recentemente. Já aposentado, em 2020, Brehme leiloou a bola da final da Copa de 1990 para ajudar a Itália no combate à pandemia de coronavírus.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.