O Brasil sonhou com a final da Copa do Mundo sub-17, mas acabou caindo nesta segunda-feira, 24, nas semifinais do torneio. A seleção brasileira empatou com Portugal por 0 a 0 no tempo normal e, nos pênaltis, viu os lusitanos levarem a melhor por 6 a 5 para avançarem até a decisão. A seleção lusitana enfrentará a Áustria, que eliminou a Itália, valendo o título na próxima quinta, 27.

A seleção brasileira conseguiu ser melhor que a portuguesa ao longo do primeiro tempo, apesar do equilíbrio. Isso porque os destaques de ambas seleções foram os sistemas defensivos. Como exemplo, o Brasil finalizou pela primeira vez aos 15 minutos, por cima do gol.

A melhor oportunidade veio aos 19, quando Dell ganhou da marcação e viu o zagueiro Chelmik salvar em cima da linha. Do lado lusitano, Mauro Furtado parou no goleiro João Pedro em cobrança de falta.

No segundo tempo, Portugal se fechou muito bem e segurou o ataque brasileiro. Em descida rápida, Santiago Verdi quase marcou para os europeus, em chute que passou perto. Em segundo ataque, já na reta final, Aragão exigiu trabalho de João Pedro, que voltou a garantir a meta brasileira zerada.

O melhor de ataque no segundo tempo, da seleção brasileira, foi nos minutos finais, quando Zé Lucas emendou um voleio que assustou todo mundo. Com o empate sem gols, a semifinal se encaminhou para a decisão nos pênaltis.

As duas seleções converteram os primeiros quatro pênaltis. Na decisiva, o goleiro português Romário isolou. Foi então que Ruan Pablo teve a chance de garantir a classificação, mas parou na trave. Nas alternadas, Portugal converteu todas as oportunidades até que Ângelo isolasse para o Brasil.