Contra Palmeiras, Tite defende feito histórico em mata-mata
Técnico do Flamengo nunca foi eliminado após abrir dois ou mais gols em eliminatórias, Abel, por outro lado, virou tamanha desvantagem só uma vez na carreira
Palmeiras e Flamengo se enfrentam nesta quarta-feira, 7, às 20h (de Brasília), no Allianz Parque, pela decisiva das oitavas de final da Copa do Brasil. Após vencer por 2 a 0 na ida, o Rubro-Negro chega à casa palmeirense com a vaga bem encaminhada, contando com um trunfo histórico do treinador Tite.
Siga o canal PLACAR no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias
Um dos mais vitoriosos da atualidade, o comandante do clube carioca nunca foi eliminado em um mata-mata após vencer por dois ou mais gols de diferença na primeira partida. Ou seja, uma reação palmeirense encerraria o feito defendido pelo técnico com passagens memoráveis por Corinthians, Internacional, Grêmio, Caxias e seleção brasileira.
Histórico de Tite em Duelos Eliminatórios
Dos 15 títulos que Tite conquistou durante a carreira, 11 deles foram em competições que tiveram ao menos uma fase em mata-mata. Mais recentemente, o treinador comemorou as taças do Campeonato Carioca de 2024, a primeira desde vencer a Copa América de 2019.
Durante sua carreira, o técnico teve a eficiência em competições eliminatórias contestada. Os momentos ocorreram em deslizes pelo Corinthians – antes de vencer a Libertadores e o Mundial de Clubes – e nas quedas do Brasil na Copa do Mundo de 2018 e 2022, e na final da Copa América de 2021.
Contudo, em termos de aproveitamento e estabilidade em duelos de ida e volta, os números defendem Tite. Além dos 11 títulos em torneios que contam com pelo menos uma fase eliminatória, seus times nunca foram eliminados após abrir vantagem por dois ou mais gols na primeira partida.
Muitas vezes taxado de conservador, o atual flamenguista pode se gabar, sim, da solidez defensiva. Em um recorte de dez anos, Tite perdeu por mais de dois gols (placar necessário para ser eliminado pelo Palmeiras no tempo normal) apenas uma vez. Isso ocorreu já pelo Flamengo, no duelo contra o Atlético Mineiro, em novembro de 2023, pelo Campeonato Brasileiro.
Histórico de Abel Ferreira em Duelos Eliminatórios
Ainda que tenha comandado o Palmeiras em grande viradas durante os 90 minutos, Abel Ferreira precisou reverter um placar de dois ou mais gols de diferença apenas uma vez. Na final do Campeonato Paulista de 2022, o Verdão foi derrotado pelo São Paulo na ida por 3 a 1, mas conquistou o título ao golear por 4 a 0 no jogo de volta.
Fora esse momento contra o grande rival, o português nunca precisou de tamanha reação desde que assumiu o Verdão. Porém, acumula críticas por não conseguir a virada em outros momentos de menor diferença: eliminações na Libertadores de 2022 (contra o Athletico Paranaense) e na Copa do Brasil de 2022 e 2023 (contra o São Paulo).
Vale lembrar que ao longe de sua carreira, Abel Ferreira nunca havia tirado tamanha desvantagem antes da final do estadual de 2022. Ou seja, caso consiga a virada histórica contra o Flamengo, essa será apenas a sua segunda após sair atrás por dois ou mais gols.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.