Estreante Joshua marca e Flamengo vence Botafogo-PB
Cria da base rubro-negra de apenas 17 anos decidiu o jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil no Castelão de São Luís, no Maranhão

O atual campeão Flamengo estreou na Copa do Brasil 2025 com uma vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo-PB na noite desta quinta-feira, 1º de maio, no Castelão de São Luís, no Maranhão.
O gol foi marcado pelo jovem Joshua, de apenas 17 anos, cria do Ninho que havia acabado de entrar em sua estreia pela equipe profissional. Aos 39 do segundo tempo, ele aproveitou rebote do goleiro após cabeçada de Juninho e fez a festa da maioria dos 35.381 presentes.
QUE ESTRELA, GAROTO! CONFIRA O GOL DE JOSHUA QUE DEU A VITÓRIA AO MENGÃO! pic.twitter.com/1CWPvbSVJO
— Paparazzo Rubro-Negro (@PapaRubroNegro) May 2, 2025
O Flamengo empilhou chances ao longo da partida (24 finalizações contra 5), mas terminou com vantagem mínima para o jogo de volta, que acontece dia 21 de maio, no Maracanã. O Rubro-negro joga pelo empate para avançar às oitavas de final.
Quem é Joshua, nova joia do Flamengo
Caio Joshua Lana de Andrade nasceu em 26 de maio de 2007 no Rio de Janeiro. Chegou ao Flamengo aos 10 anos, passando pelas equipes de futsal e futebol de campo, e foi recentemente promovido ao elenco profissional pelo técnico Filipe Luís, com quem trabalhou na base.
“Quero agradecer ao Filipe Luís, meus companheiros, a minha família. Foi um momento muito feliz para mim, para a minha carreira, ter esse início para o profissional. A minha recepção no elenco do Flamengo foi muito boa. Tenho um carinho muito grande pelo Filipe, foi meu treinador no Sub-17, então, ele me conhece bem e fiquei muito feliz por tudo que ocorreu”, afirmou na entrevista pós-jogo.
O treinador retribuiu com elogios ao meia. “Me emocionei muito quando ele fez o gol. Acho que para um treinador, poucas coisas vão te deixar tão realizado como colocar o menino de 17 anos, que foi o seu jogador na base, e ele fazer o gol (…) sei o talento que ele tem, é um meia que joga na mesma posição do Arrascaeta. Tem muita força, frieza na área. É um cara que decide muito bem, as tomadas de decisões dele sempre são muito assertivas, perde pouco a bola, tem uma visão de jogo muito boa. Encaixa muito bem no grupo e eu sinto como se tivéssemos contratado um jogador nesse momento.”
O meia-atacante de 17 anos foi campeão da Libertadores sub-20 e se destacou na última Copa São Paulo de Futebol Júnior. Joshui soma mais de 120 gols nas categorias de base rubro-negra e, de acordo com o Uol, renovou contrato no ano passado com uma multa rescisória de 70 milhões de euros (mais de R$ 430 milhões).
No último sábado, 29, contra o Internacional, foi relacionado pela primeira vez para um jogo profissional, mas não entrou. Desta vez, marcou logo em seu primeiro toque na bola.
No aniversário do estádio, Joshua estreou com gol pelo profissional. Um belo presente para a Nação! #FotoDoJogo #BOTxFLA pic.twitter.com/a8b9GbxaDa
— Flamengo (@Flamengo) May 2, 2025