Palmeiras e Botafogo já formam uma nova rivalidade no futebol brasileiro… e mundial. No próximo sábado, 28, às 13h (horário de Brasília), na Filadélfia, paulistas e cariocas duelam pelas oitavas de final do Mundial de Clubes da Fifa.

Nos últimos dois anos, os confrontos pelo Brasileirão 2023 (vencido pelo Palmeiras, em uma virada histórica) e pela Libertadores (o campeão Botafogo obteve sua revanche nas oitavas) apimentaram uma rivalidade que agora chega a seu ápice. Os primeiros grandes confrontos entre os clubes, porém, datam do inicio da década de 1970.

PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital

Conforme detalhou o Blog do Rodolfo Rodrigues, Palmeiras e Botafogo já se enfrentaram em mata-matas oito vezes, com cinco duelos vencidos pelo Verdão e três pelo Glorioso. Em finais, os clubes duelaram apenas uma vez, na final do Brasileirão de 1972. Naquele ano, a decisão foi realizada no Morumbi, em jogo único, e o Palmeiras sagrou-se campeão com 0 a 0, já que havia feito melhor campanha durante o campeonato.

PLACAR destacou o merecimento do Palmeiras de Ademir da Guia, o Divino:

“A partir do momento que à bola começou a rolar, só mesmo um grande torcedor (e quem não é?) podia sentir emoção nas jogadas. Perigo de gol, muito pouco. Jogadas bonitas, ensaiadas, poucas. Nem mesmo havia o clima tenso e veloz que envolve os grandes momentos.

Talvez a culpa tenha sido de Ademir, que impôs sua personalidade, ritmo e calma aos movimentos dos outros 21 jogadores. Afinal, ele fez isso em todos os campos onde o Palmeiras jogou, contra todos os times.”