A última rodada do Brasileirão 2024 reservará uma situação inusitada, mas não inédita: uma eventual vitória do São Paulo (diante do líder Botafogo) beneficiaria diretamente um de seus rivais, o Palmeiras, que segue na luta pelo título. Num passado recente, o Tricolor passou por isso em casos envolvendo o Corinthians. A primeira teve o atacante Grafite, atual comentarista, como protagonista.

São Paulo e Juventus jogavam a última rodada da fase de grupos do Paulistão de 2004, em 14 de março daquele ano, no Anacleto Campanella, em São Caetano. Ao mesmo tempo, o Corinthians jogava diante da Portuguesa Santista no Pacaembu, correndo risco de ser rebaixado.

Com dois gols de Grafite, o Tricolor bateu a equipe da Mooca, resultando que acabou salvando o Corinthians, derrotado por 1 a 0 pela Briosa, de um inédito rebaixamento. Os gols acabaram se voltando contra Grafite, que acabara de ser contratado junto ao Goiás, e ainda sofria para se firmar.

Reportagem de PLACAR de dezembro de 2004 (leia a íntegra abaixo), quando o atacante já atravessava melhor fase, relembrou o episódio:

“A torcida pegava no pé dizendo que ele era corintiano e isso chateou muito, porque além de tudo ele sempre foi são-paulino. Desde pequeno ia ao Morumbi escondido de mim para ver o São Paulo jogar”, diz o pai, o metalúrgico aposentado Odair, que até hoje vive em Campo Limpo.

“Eu jogava mal e a torcida associava isso com o episódio do Corinthians. Isso me deixava cada vez mais nervoso e então eu rendia ainda menos”, afirma ele, ressaltando que chegou a pensar em mudar de clube.

Com gols, dedicação e títulos (Paulistão, Libertadores e Mundial de Clubes em 2005), Grafite conseguiu conquistar o carinho dos tricolores, mas o episódio não foi esquecido. No Brasileirão de 2010, o clube se viu novamente na condição de “ajudante” indireto do Corinthians. São Paulo e Fluminense jogavam pela 36ª rodada, com o Timão na liderança e o Tricolor carioca na perseguição.

Alguns torcedores do São Paulo foram ao estádio para “exigir” a derrota do time, com direito a uma faixa ameaçadora: “Quem será o novo Grafite?”. O São Paulo acabou derrotado por 4 a 1 e, com o empate do Corinthians contra o Vitória, o Fluminese arrancou para o título daquele ano.