Campeonato Boliviano é cancelado por suspeita de manipulação de resultados
Denúncia foi apresentada ao Ministério Público pela própria Federação Boliviana de Futebol e decisão passou por conselho formado pelos clubes da elite
A temporada do Campeonato Boliviano foi oficialmente cancelada nesta terça-feira, 5, após suspeitas de corrupção e manipulação de resultados. O Conselho Superior da Divisão Profissional, formado pelos clubes da elite, votou na anulação do torneio e, com apoio da Federação Boliviana de Futebol (FBF), se determinou a criação de uma nova competição.
“Com 14 votos a favor, uma abstenção e dois contra, se decidiu pela anulação dos torneios da temporada 2023, com os campeonatos anulados”, declarou Fernando Costa, presidente da federação. A medida também inclui a segunda divisão do país, a Copa Simón Bolívar.
A votação foi reflexo da denúncia inicial de fraude e associação criminosa nos campeonatos do país, apresentada pela própria FBF ao Ministério Público. De acordo com as investigações e o presidente Costa, o caso envolve jogadores, dirigentes, ex-dirigentes e árbitros de futebol.
Além do cancelamento dos campeonatos, também se determinou a criação de uma nova competição a partir de setembro e com término para dezembro. No entanto, ainda sem formato definido, o novo torneio ainda aguarda consulta e aprovação da Conmebol.
“Se encontraram sérios indícios de que houve vício. Isso tem a condição de levar para consulta na Conmebol. Foram expostos todas as consequências, se debateu em todas as instâncias, se levou ao conhecimentos dos tribunais esportivos e do Ministério Público da Bolívia”, disse Costa.
Até aqui, os principais nomes ligados ao escândalo foram afastados. Os membros da Comissão Arbitral vinculados à manipulação de resultados foram todos destituídos: Alejandro Mancilla, Wilson Estrada e Juan Caros Cardozo. O presidente da equipe Vaca Díez, Marcos Rodriguez, é um dos envolvidos e também solicitou afastamento do cargo.
Além disso, foi determinada pelos próprios clubes 72 horas para a empresa Sports TV Rights retirar a licença de apostas da empresa boliviana Betting Rights, também envolvida no escândalo. Caso não aconteça, uma ação judicial poderá ser instaurada contra a marca.
Até aqui, 23 jogos foram disputados do Campeonato Boliviano. O The Strongest liderava a competição com 49 pontos, seguido por Nacional Potosí, Bolívar e Always Ready.