Publicidade
Entorta-Varal ícone blog Entorta-Varal As novidades e curiosidades sobre o mercado de uniformes de futebol. Afinal, camisa pesa

A cobiçada camisa do AFC Richmond, um novo clássico azul e grená

O sucesso retumbante da série “Ted Lasso” já transformou o uniforme da equipe fictícias em uma espécie de item cult nas peladas pelo país

Uma camisa vermelha e azul com detalhes amarelos vem colorindo as quadras e campos de futebol amador do país. Ela até lembra um pouco a do Barcelona, mas, na verdade, é de uma equipe inglesa – ou melhor, de um time fictício, o AFC Richmond, da série de comédia americana “Ted Lasso”. A produção lançada em 2020 pela Apple TV+ se tornou uma verdadeira febre em todo o mundo e em 2023 chegou à sua terceira e última temporada. Parte da coleção de uniformes já pode ser encontrada na vida real.

Publicidade

Para quem ainda não assistiu, sem maiores spoilers: a história acompanha a ascensão do AFC Richmond da segunda divisão do Campeonato Inglês à Premier League, a partir da chegada do irreverente técnico Ted Lasso. O segredo do sucesso reside no fato de o personagem, interpretado por Jason Sudeikis, ter sido contratado pela dona do clube, Rebecca Welton, mesmo sem saber nada sobre o “soccer” – vindo dos Estados Unidos, ele é originalmente um técnico de futebol americano.

A história por trás do roteiro já é uma baita jogada por si só. Em 2012, o canal americano NBC Sports comprou os direitos de transmissão da Premier League. Em meio a um fracasso de audiência, a emissora convocou Sudeikis para estrelar comerciais visando difundir a cultura do football britânico entre os americanos. Nos anúncios, Lasso interpretava um técnico de futebol americano contratado por engano para treinar o Tottenham Hotspurs. Anos mais tarde, a maluquice ganhou uma série própria, recheada de mensagens otimistas.

Publicidade
O personagem Ted Lasso (Jason Sudeikis) ao lado de Pep Guardiola, técnico do City - Divulgação/AFC Richmond
O personagem Ted Lasso (Jason Sudeikis) ao lado de Pep Guardiola, técnico do City – Divulgação/AFC Richmond

Para os amantes mais atentos do esporte bretão, é possível notar semelhanças entre personagens e jogadores reais. O egocêntrico e talentoso Jamie Tarrt, por exemplo, é uma alegoria do atacante Jack Grealish, o craque beberrão do Manchester City, enquanto o mal-humorado Roy Kent lembra um velho ídolo do United, o
xerifão irlandês Roy Keane. Em um dos episódios, Ted Lasso leva os jogadores para celebrar em um karaokê, exatamente como fez o alemão Jürgen Klopp com seus comandados de Liverpool certa vez.

O próprio Richmond se assemelha a um clube real, o Crystal Palace. Ambas as equipes são do sul de Londres e se vestem de azul e vermelho, e algumas cenas da série foram gravadas no CT do clube, em Sellhurst Park. O Palace, no entanto, existe na série e é retratado como um dos rivais dos greyhounds (nome da raça de cachorros presente no escudo). A Apple TV+ fechou acordo milionário para utilizar imagens e citar clubes da Premier. O êxito foi tanto que até uma das maiores estrelas da liga topou fazer uma ponta: na temporada final, Sudeikis grava uma cena ao lado de Pep Guardiola, a mente por trás do sucesso do City.

Foi na esteira desse mercado aquecido que a fornecedora Nike anunciou recentemente a comercialização de uniformes do Richmond, disponíveis em pontos físicos e online de alguns países. O modelo é predominantemente vermelho do lado esquerdo e azul do lado direito. Como na série, o patrocinador é a marca fictícia de aplicativo de relacionamento Bantr.

Publicidade

No site internacional da Nike, a peça custa 105 dólares (mais de 500 reais na cotação atual). O kit conta ainda com moletons e cachecóis. Por ora, não há expectativa para vendas diretamente em lojas físicas ou no portal online da Nike no Brasil. Isso, porém, não impediu que os fãs mais assíduos importassem o produto, seja o modelo original ou versões “alternativas”. O importante é se sentir um comandado de Ted Lasso. Afinal, football is life.

Publicidade