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100 anos de Umbro: história da marca e suas camisas icônicas

Marca criada pelos irmãos Humphrey, em Manchester, em 1924, vestiu gerações de craques e esquadrões icônicos; saiba mais

Criadora de uniformes emblemáticos e uma das fornecedoras de material esportivo mais tradicionais do planeta, a Umbro celebra em 2024 o centenário de sua fundação. Ao longo de seus 100 anos de história, a empresa nascida em Manchester, na Inglaterra, participou efetivamente de diversos momentos icônicos, vestindo seleções, clubes e atletas.

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Foi usando as peças da Umbro que a seleção brasileira conquistou o tetracampeonato mundial, em 1994, nos Estados Unidos, quebrando um jejum de 24 anos. Já a Inglaterra venceu seu único mundial, em 1966, também vestindo a marca local.

Dunga, capitão da seleção brasileira, com a taça da Copa de 1994
Dunga ergue o tetra vestindo Umbro

No Brasil, além de já ter patrocinado a seleção, a marca vestiu esquadrões vitoriosos de Santos , Grêmio, Athletico-PR, Flamengo e Fluminense, entre outros. Conheça mais sobre a história da Umbro, abaixo:

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Os primórdios

A Umbro foi criada em Manchester, na Inglaterra, um dos berços da Revolução Industrial, em 1924, pelos irmãos Harold e Wallace Humphrey — o nome da empresa representa a junção de HUMphrey BROthers (irmãos Humphrey). Se destacou por inovações de design e foi a primeira empresa a fabricar bermudas específicas para a prática do esporte. Ganhou fama rapidamente e passou a patrocinar os maiores clubes da época, entre eles, Tottenham Hotspurs e Manchester United.

Anúncio da Umbro na década de 1930 - Divulgação
Anúncio da Umbro na década de 1930 – Divulgação

Com a explosão da Segunda Guerra Mundial, a marca expandiu seus negócios e começou a fabricar também uniformes para as tropas dos Aliados. Com o fim das batalhas, a marca retomou seu foco no esporte, não só o futebol, e e passou a patrocinar também a delegação inglesa, a partir das Olimpíadas de 1952, em Helsinque, na Finlândia.

Os anos dourados

Ainda nos anos 1950, a Umbro começou a produzir réplicas para crianças, o que revolucionou o mercado na Inglaterra. O primeiro “título mundial” da marca veio por acaso. Como a seleção brasileira, então patrocinada pela Athleta, não tinha camisas reservas e enfrentaria na final da Copa de 1958 a anfitriã Suécia, que também jogava de amarelo, a rouparia da CBD teve de recorrer, às pressas, a modelos azuis da Umbro.

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Em 1966, a marca repetiu a dose, desta vez vestindo de forma integral a seleção inglesa que conquistou o título em Wembley. No ano seguinte, também com o apoio da marca, o Celtic, da Escócia, conquistou a Liga dos Campeões. Nas década seguintes, a Umbro colocou em prática sua estratégia de expansão global.

Anúncio da Umbro nos anos 70 - Reprodução
Anúncio da Umbro nos anos 70 – Reprodução

O esquadrão do Liverpool que dominou a Europa nos anos 1970 e 1980 usava Umbro. O Manchester United do técnico Alex Ferguson, que empilhou taças nos anos 1990 e 2000, também. A marca se notabilizou por grandes inovações, seja na tecnologia do tecido, na elegância das golas, na estampas em marca d’água, ou na famosa faixa na manga com seus tradicionais diamantes. A Umbro ainda se desenvolveu na produção de bolas e chuteiras.

Cantona em ação pelo United, em 1998 -
O United do francês Eric Cantona: o auge da marca criada em Manchester

Declínio, retomada e centenário 

Já nos anos 2000, com o crescimento de concorrentes como Adidas, Nike, Puma e Kappa, a Umbro passou por dificuldades e acabou vendida. Em 2008, a Nike adquiriu a marca, na esperança de reforçar a sua presença no futebol. No entanto, apenas quatro anos depois, a marca americana decidiu vender a Umbro para o Iconix Brand Group. Ainda que não patrocine mais os gigantes do futebol europeu, a marca segue muito admirada em todo o planeta e com presença relevante, sobretudo no Brasil, onde patrocina Santos, Grêmio, Sport, Athletico-PR e o atual campeão da Libertadores, o Fluminense.

A Universidade de Westminster, em Londres, realiza uma exposição em homenagem aos 100 anos de Umbro. O evento, organizado pelo arquivo de moda masculina de Westminster, celebra não só o centenário da marca, como também explora como a relação entre roupas esportivas e moda evoluiu ao longo do século alcançado pela empresa.

A evolução dos logos da Umbro - Divulgação
A evolução dos logos da Umbro – Divulgação

“Estamos entusiasmados que o arquivo de moda masculina de Westminster tenha colocado seu destaque de exposição na Umbro no ano do centenário da marca. É a maneira perfeita de narrar as conquistas de design da empresa, ao mesmo tempo em que destaca o papel fundamental que a Umbro desempenhou ao trazer roupas esportivas para a narrativa de tendências de moda global”, disse Anthony Little, diretor geral global da Umbro.

A importância da marca é inegável. Com kits históricos de grande significância para torcedores e amantes principalmente do futebol, a empresa tem materiais espalhados por mais de 100 países do mundo hoje em dia.

Exposição da Umbro em Manchester - Divulgação
Exposição da Umbro em Manchester – Divulgação

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