Publicidade
Elas na Área ícone blog Elas na Área Notícias, entrevistas e reportagens especiais sobre o futebol feminino

Jogadoras do Santos acusam técnico Kleiton Lima de assédio; entenda o caso

Vitorioso treinador da história das Sereias da Vila negou as acusações, mas entregou o cargo; clube disse investigar as denúncias

O técnico Kleiton Lima foi denunciado por assédio pelo elenco de futebol feminino do Santos e deixou o cargo na última quinta-feira, 7. As atletas se juntaram para alegar assédio moral e sexual durante as atividades no CT Rei Pelé. O Peixe informou que Kleiton negou as acusações, mas entregou o cargo, enquanto o clube investiga o caso.

Publicidade

Jogadoras do Alvinegro Praiano escreveram cartas com seus relatos pessoais e assinaturas contra Kleiton Lima. Nas mensagens anônimas, as atletas acusam o treinador de realizar cobranças excessivas, com ofensas e ameaças, além de “toques indevidos” e de não usar roupas íntimas, o que causaria constrangimento no vestiário. A informação foi inicialmente divulgada pelo UOL.

As cartas foram enviadas ao presidente Andres Rueda, que confirmou o desligamento de Kleiton, em nota. “Sobre a denúncia de assédio, envolvendo o técnico Kleiton Lima, o Santos FC informa que está apurando o caso, conversou com o profissional, que negou todos os fatos, mas colocou o cargo a disposição, o que foi aceito pela Diretoria para melhor apuração do caso. O Santos FC seguirá buscando sempre o melhor ambiente para todos os seus funcionários”, comunicou.

Publicidade

A reportagem também entrou em contato com o próprio Kleiton Lima. O técnico disse que recebeu a notícia com estranheza e negou as acusações. “Antes de mais nada, eu não pedi demissão, coloquei o cargo à disposição para a diretoria do clube após tomar conhecimento de reclamações de parte do elenco em relação ao meu trabalho. O Santos resolveu desligar a comissão técnica inteira do futebol feminino. Tomei conhecimento também de supostas queixas de assédio, o que me causou estranheza e revolta. Uma acusação dessa é muito grave e tomarei minhas providências legais, quem denuncia tem que provar”, declarou.

“Tenho uma carreira profissional de quase 30 anos de forma ilibada e vitoriosa, nunca tive nenhuma queixa nesse sentido durante toda a minha trajetória. Não aceito que utilizem desse artifício para me tirarem do cargo e tentarem manchar a minha história e a do clube”, completou.

Junto com o treinador, também deixam o clube a auxiliar técnica, Fabi Guedes, a preparadora física, Vanessa Monte Bello, o analista de desempenho, Julio Resende, o preparador de goleiras, Gabriel Ribeiro, a psicóloga, Luiza Garutti, o massagista, Tarso Ajifu e os fisioterapeutas, Dhouglas Antonini e Lucas Wasem.

Publicidade

Kleiton Lima é o técnico mais vitorioso da história das Serias da Vila. Enquanto esteve no cargo, ele conquistou o bicampeonato da Libertadores da América (2009 e 2010), da Copa do Brasil (2008 e 2009), do Campeonato Paulista (2007 e 2010), da Liga Nacional (2007) e a Copa Mercosul (2006).

O comandante foi anunciado pelo Santos em 29 de agosto de 2022. Ao todo, foram 37 compromissos, com 24 vitórias, quatro empates e nove derrotas. O Santos volta a campo no dia 14 de setembro, quando enfrentam o Pinda pela última rodada da primeira fase, às 21 horas.

(Com Gazeta Press)

Publicidade