Publicidade
Elas na Área ícone blog Elas na Área Notícias, entrevistas e reportagens especiais sobre o futebol feminino

Copa feminina: Suécia elimina Estados Unidos nos pênaltis em classificação histórica

Confronto foi decidido nos pênaltis após grande atuação da goleira Musovic e última bola teve auxílio do VAR em decisão dramática; Holanda avança fácil pela África do Sul

A Copa do Mundo feminina viu nesta madrugada de domingo, 6, mais duas seleções avançarem às quartas de final da competição. Primeiro foi a vez da Holanda entrar em campo e confirmar seu favoritismo contra a África do Sul, vencendo por 2 a 0, no Allianz Stadium, em Sydney. Em seguida, o jogo mais aguardado das oitavas de final terminou de forma dramática, com eliminação nos pênaltis dos Estados Unidos, atual bicampeão mundial, para a Suécia, após empate por 0 a 0 no Melbourne Rectangular Stadium.

Publicidade

Holanda 2 x 0 África do Sul

A seleção holandesa teve postura intensa e avassaladora durante o primeiro tempo e a vitória parcial por apenas um gol saiu barato para a África do Sul. O primeiro tento saiu logo aos nove minutos de jogo, após escanteio ganho na pressão da saída de bola. Pelo alto, a defesa não cortou e Jill Roord abriu o placar. Além de tudo, a seleção africana ainda perdeu Seoposenwe e Mbane por lesão. Na volta do intervalo, mais pressão e domínio laranja em campo. A artilheira Martens ampliou logo no início da etapa final, mas viu a arbitragem anular o tento por impedimento na origem da jogada. O gol que cravou a classificação aconteceu quase 15 minutos mais tarde, com Beerensteyn chutando cruzado e a goleira Swart aceitando o frango.

Classificada às quartas de final, a seleção da Holanda encara a poderosa Espanha na próxima fase da competição. O encontro acontece na próxima quinta-feira, 10, às 22h (de Brasília).

Publicidade

Suécia 0 (5) x (4) 0 Estados Unidos

O encontro entre Suécia e Estados Unidos de certo foi o confronto mais esperado das oitavas de final. As europeias tiveram uma fase de grupos impecável até chegar no mata-mata para encarar as norte-americanas, atuais bicampeãs do mundo. Com a bola rolando, se viu uma Suécia bem posicionada no setor defensivo e com certa qualidade para vez ou outra se lançar ao ataque. No entanto, quem mandou no jogo foram os Estados Unidos, do minuto inicial ao final. A atuação inspiradíssima da goleira Zecira Musovic rendeu 11 defesas ao longo dos 120 minutos de bola rolando – contando também a prorrogação. Após o marcador insistir em ficar no zero, o confronto foi para os pênaltis e a emoção contagiou.

A Suécia viu Björn e Blomqvist desperdiçarem suas cobranças e, em seguida, Rapinoe também isolou. Os Estados Unidos tinham a chance de festejar a classificação com Sophie Smith, que também errou e manteve a disputa viva. Após uma nova sequência de pênaltis, O’Hara carimbou a trave e Hurtig ficou com a responsabilidade de avançar as suecas. A goleira Naeher defendeu em dois lances, mas a arbitragem de vídeo confirmou que a bola entrou no gol entre uma defesa e outra e confirmou a classificação histórica da seleção escandinava.

A Suécia segue para as quartas de final e terá mais uma difícil missão no torneio. Na próxima sexta-feira, 11, a equipe enfrenta o embalado Japão em partida no Eden Park, em Auckland, às 04h30 (de Brasília).

Publicidade

Publicidade