Com Marta e Bia Zaneratto, Pia convoca seleção feminina para a Copa
Seleção brasileira estreia no dia 24 de julho contra o Panamá. Pia convocou 23 atletas e mais três suplentes; confira lista
A técnica Pia Sundhage anunciou nesta terça-feira, 27, na sede da CBF, no Rio, as 23 jogadoras que irão representar a seleção brasileira feminina na Copa do Mundo na Austrália e Nova Zelândia no próximo mês. Entre os destaques, está a veterana Marta, que fará sua sexta participações em mundiais.
A treinadora sueca anunciou no total 26 nomes. São 23 atletas já com vaga na Copa, mais as três suplentes, que podem ser utilizadas em caso de eventuais imprevistos, como em casos de lesão. São elas: Tainara, Aline e Angelina.
As jogadoras convocadas se apresentarão no sábado, 1, para o período de treinamento. Antes do início da Copa, a equipe faz o último amistoso, contra o Chile, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, no dia 2 de julho. No dia 3 de julho, a equipe viaja para a Austrália.
Aos 37 anos, Marta, a camisa 10 da seleção brasileira irá participar do torneio pela sexta vez (2003, 2007, 2011, 2015, 2019). Além dela, também foram chamadas para compor o ataque Debinha, artilheira da ‘era Pia’, com 29 gols, Geyse, do Barcelona, e Bia Zaneratto, artilheira do Palmeiras, que se recupera de lesão.
As surpresas ficaram por conta especialmente das presenças da goleira Bárbara, que volta a ser convocada após dois anos, e da zagueira Monica, do Madrid CFF, que ficou fora dos últimos cinquenta jogos da Seleção Brasileira – ela esteve com o grupo que na última semana fez uma sequência de treinamentos na Granja Comary.
A treinadora lembrou da liderança das duas atletas na hora de justificar as escolhas: “A Monica está jogando toda semana, muitos jogos, além de ser uma excelente líder. Acho que ela vai ajudar esse time com a sua presença e experiência. Eu acho que é o mesmo. A Lorena se machucou e agora temos a Lelê como nossa primeira goleira. Com toda a experiência que a Bárbara tem, vai trazer força, o que é muito bom para o time.”
O Brasil está no grupo F da Copa do Mundo ao lado de Jamaica, França e Panamá. A competição vai de 20 de julho a 20 de agosto.
A equipe treinada por Pia estreia contra o Panamá, no dia 24 de julho, em Adelaide. No dia 29 do mesmo mês, entra em campo contra a França, em Brisbane. Na última rodada, encara a Jamaica, no dia 2 de agosto, em Melbourne.
As melhores campanhas da seleção brasileira foi o vice-campeonato em 2007 e o terceiro lugar em 1999. Em 2019, a equipe foi eliminada pela anfitriã França nas oitavas de final.
Agora é pra valer! 🇧🇷
Saiu a lista das 2️⃣3️⃣ jogadoras que vão representar a #SeleçãoFeminina na @FIFAWWC!
Vamos juntas pela primeira estrela! ⭐️
🎨: Junior Souza / CBF pic.twitter.com/tudZljD2cX
— Seleção Feminina de Futebol (@SelecaoFeminina) June 27, 2023
Confira a lista completa das convocadas:
Goleiras
Letícia Izidoro (Corinthians), Bárbara (Flamengo) e Camila (Santos);
Laterais
Antônia (Levante), Bruninha (Gotham FC) e Tamires (Corinthians);
Zagueiras
Kathellen (Real Madrid), Lauren (Madrid CFF), Mônica Hickman (Madrid CFF) e Rafaelle (Arsenal);
Meio-campistas
Adriana (Orlando Pride), Ary Borges (Racing Louisville), Duda Sampaio (Corinthians), Andressa Alves (Roma), Luana (Corinthians), Ana Vitória (Benfica);
Atacantes
Bia Zaneratto (Palmeiras), Debinha (Kansas City Current), Geyse (Barcelona), Kerolin (North Carolina Courage), Nycole (Benfica), Gabi Nunes (Madri CFF) e Marta (Orlando Pride).
Suplentes
Tainara (Bayern de Munique), Aline Gomes (Ferroviária) e Angelina (OL Reign).