Quais são os clubes que mais chegaram à semifinal da Libertadores
Semifinalistas em 2024, River Plate e Peñarol são os recordistas em participações nessa fase da competição sul-americana
Com a classificação do Peñarol em cima do Flamengo, a Copa Libertadores de 2024 definiu seus quatro finalistas. Além do clube uruguaio, a competição terá mais dois clubes do Brasil (Atlético-MG e Botafogo) e um da Argentina (River Plate). O Botafogo, que disputou uma semifinal pela última vez há 51 anos, em 1973, vai para a sua terceira semifinal em seis participações. O Atlético-MG, campeão em 2021, disputará sua quarta semifinal, depois de ter jogado essa fase em 1978, 2013 (quando foi campeão) e 2021.
Já River Plate e Peñarol vão para a 21ª semifinal, sendo os recordistas nessa fase da Libertadores desde 1960. O time uruguaio, que disputou uma semifinal pela última vez em 2011 (quando foi vice-campeão), tinha, curiosamente, o mesmo treinador, Diego Aguirre. O ex-técnico do Internacional, aliás, disputou também a penúltima semifinal do Peñarol, em 1987, como atacante, quando ajudou o time a conquistar a Libertadores pela 5ª e última vez.
O River Plate, que vai para sua sexta semifinal nas últimas dez edições, tem também um treinador iluminado. Marcelo Gallardo dirigiu o clube em todas essas últimas façanhas do Rivr e igualou o recorde de seis semifinais do brasileiro Luiz Felipe Scolari. Campeão em 2015 e 2018, Gallardo foi vice também na edição de 2019.
Entre os clubes brasileiros, o Palmeiras segue como o time com mais semifinais, com 11 participações. Em 2024, após cair para o Botafogo nas oitavas, o alviverde perdeu a chance de chegar pela quinta vez seguida. Já o São Paulo, também eliminado pelo Botafogo, mas nas quartas de final, também perdeu a oportunidade de igualar o Palmeiras nessa lista.