Palmeiras e São Paulo se enfrentam nesta segunda-feira, 10, às 21h35 (de Brasília), no Allianz Parque, pela semifinal do Campeonato Paulista de 2025. O clássico, que naturalmente já envolvia rivalidade, ficou ainda mais tenso nos últimos anos, pelo caráter decisivo de suas partidas.

Desde 2021, o Choque-Rei já foi disputado seis vezes em finais ou fases de mata-mata. Assim, totalizando 11 jogos, a média é de quase três jogos decisivos por ano.

Agora, as equipes se enfrentam de olho em ser finalista do Paulistão de 2025. Quem avançar encara o Corinthians, que passou pelo Santos, no último domingo, 9.

Relembre as decisões

Em 2024, porém, o encontro com teor de decisão ocorreu apenas uma vez, na Supercopa do Brasil. Pelo torneio que vale o primeiro troféu nacional da temporada, o Tricolor Paulista se deu melhor, em jogo disputado no Mineirão, em Belo Horizonte.

Alisson, do São Paulo, comemora título da Supercopa do Brasil contra o Palmeiras – Rubens Chiri / São Paulo

Em 2023, também houve apenas um duelo eliminatório, mas no modelo de ida e volta, pelas quartas de final da Copa do Brasil. O São Paulo se deu melhor, vencendo o Palmeiras em ambas as partidas, caminhando rumo ao título inédito.

Pela mesma competição, em 2022, o lado do Morumbi foi mais feliz novamente, em jogo marcado por polêmica arbitragem de vídeo, que não traçou a linha ao checar possível impedimento de Jonatan Calleri, em lance que o atacante sofreu pênalti que terminou em gol de Luciano. Contudo, meses antes, o Palmeiras havia se dado melhor, na final do Paulistão, com direito a goleada por 4 a 0.

O êxito foi palmeirense também na Libertadores de 2021, nas quartas de final. Decidindo em casa, o Verdão passou pelo rival, caminhando rumo ao terceiro título de Copa Libertadores de sua história.