O Arsenal segue na liderança da Premier League 2025/26 e sonhando em voltar a conquistar a liga inglesa, feito que não ocorre desde 2004. Com 22 pontos e início animador, os Gunners têm a utilização da bola parada como grande arma.

Autor de 16 gols em nove rodadas, o time de Mikel Arteta lidera o ranking de time com mais gols oriundos de bolas paradas. Ao todos, somando aqueles que saíram de faltas, pênaltis, escanteios e laterais, foram 11 tentos.

Isso representa 68,7% dos gols marcados pelo time na competição. Ou seja, com só cinco gols marcados com a bola rolando, o Arsenal é apenas o 17º time de toda a Premier League em “gols de bola rolando”.

Eze marcou um golaço contra seu ex-clube – Arsenal/Divulgação

O segundo time com mais gols de lances de bola parada é o Chelsea, que fez nove gols assim. Na ponta oposta, está o Manchester City, quinto colocado da competição, que não balançou as redes nenhuma vez em lances assim.

Todavia, o maior uso das jogadas de bolas paradas é uma tendência durante esta Premier League. Segundo números da BBC, 45 dos 241 gols da edição foram marcados após cobranças de escanteio, o que representa 18,6%.

Até nessa estatística isolada o Arsenal de Arteta está acima da média. Seis dos 16 gols foram marcados em jogadas de escanteio, o que representa 37,5% dos tentos totais.

O técnico não esconde sua “obsessão” pelo trabalho com bolas paradas. Em coletiva de imprensa antes da última vitória sobre o Crystal Palace, o espanhol disse: “Eu não estava aqui, mas há 10 anos, eu disse ‘é algo enorme fazer isso’ (trabalhar bolas paradas). E eu comecei a ter uma visão, tentar implementar um método e tentar estar cercado pelas melhores pessoas para entregar isso.”