Vasco vence clássico, deixa o Z-4 e complica a liderança do Botafogo
Clássico decisivo em São Januário termina 1 a 0 para os cruzmaltinos, com gol de Paulo Henrique, e Glorioso pode perder a ponta da tabela já na próxima rodada
O Vasco da Gama escapou da zona de rebaixamento nesta segunda-feira, 6, e complicou de vez a vida do rival Botafogo na corrida pelo título do Campeonato Brasileiro. Pela 32ª rodada, já em reta final de competição, o Cruzmaltino fez 1 a 0 em São Januário, com Paulo Henrique, e saiu do Z-4. O resultado aumenta a pressão do Glorioso, que já pode perder a liderança na próxima rodada.
O roteiro da primeira etapa não correspondeu ao tamanho do jogo para o Campeonato e também para o futuro das equipes. A temperatura pouco esquentou em São Januário, isso porque Vasco e Botafogo apostaram em uma postura mais reativa, sem se arriscar e estudando o adversário.
A diferença aconteceu aos 29 minutos, em lance praticamente isolado e individual do lateral Paulo Henrique. O atleta vascaíno se desfez da marcação e finalizou com sucesso de esquerda, colocando o time da casa na frente.
O Botafogo tentou tomar as rédeas do clássico na etapa final, mas sem muito sucesso. Mesmo nos 45 minutos restantes da etapa final, o Glorioso pouco conseguiu se impor e não criou oportunidades claras para o empate. Pelo contrário, quase Pec ampliou logo na volta do intervalo.
Ao som do apito final, o Vasco da Gama levou o clássico que pode ser decisivo para o futuro do campeonato. O Gigante da Colina deixa a zona de rebaixamento no critério de vitórias, empurrando o Cruzeiro para a degola. O Botafogo segue estacionado com 59 pontos e divide a liderança com o Palmeiras, que, junto com o Bragantino, pode ultrapassar a equipe carioca já na próxima rodada.
Confira como foi o clássico pelo Brasileirão:
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.