Publicidade
Publicidade

Suárez anima Grêmio na reta final; uruguaio tem números de craque do Brasileirão?

Atacante de 36 anos é o líder de principais estatísticas do Tricolor e, assim como fez no Atlético de Madri em 2021, pode conduzir time a título nacional

“Entramos na Zona Suárez”. Foi assim que Diego Simeone definiu à imprensa, em 2021, o momento em que Luis Suárez seria ainda mais decisivo. Dito e feito: o craque conduziu o Atlético de Madri ao título do Campeonato Espanhol, com direito a gols cruciais nas últimas rodadas. Dois anos depois, é a vez do Grêmio confiar no craque uruguaio para o sonho de arrancar e levar o Campeonato Brasileiro de 2023.

Publicidade

O Tricolor Gaúcho é o quarto colocado, com 56 pontos, três a menos que o líder Botafogo (que tem um jogo a menos) e os números de Luisito não desanimam o torcedor do Tricolor, muito pelo contrário. Em 48 partidas nesta temporada, Suárez tem 23 gols e 16 assistências, o que configura média de 0,79 participações diretas por jogo e responsabilidade por 39,5% dos gols da equipe no ano.

No Brasileirão, o veterano atuou em 27 dos 32 jogos do time. Suárez é o sexto na artilharia geral, com 11 gols, cinco a menos que os líderes Paulinho (Atlético-MG) e Tiquinho Soares (Botafogo) e o líder em assistências, com 10, três a mais que Hulk, do Galo). A marca da sequência atual também impressiona: são sete gols e seis assistências nos 12 jogos disputados do segundo turno do Brasileirão

Publicidade

Artilheiro e garçom do elenco gremista, o astro de 36 anos vem justificando toda a expectativa depositada no momento de sua contratação. Além de líder técnico, o atacante também não se esconde como figura. Fazendo jus a seu currículo extenso, chamou a responsabilidade e jamais tirou o Grêmio da briga pelo título, que em muitos momentos pareceu distante.

“O Campeonato Brasileiro é muito longo. É difícil? Sim, é difícil. A liga espanhola também era difícil para o Atlético de Madri e a ganhei. É ter ambição, acreditar nas possibilidades”, disse o craque, em julho, relembrando a conquista de La Liga 2020/21, superando Barcelona e Real Madrid.

Antes distante da ponta, o Grêmio agora está a apenas três pontos do líder Botafogo, com quem realiza confronto direto desta quinta-feira, 9, em São Januário. Sem conquistar o título desde 1996, o Tricolor confia na grande fase de seu craque.

Publicidade

Na quarta colocação, o Grêmio tem uma sequência sem muitos adversários da parte alta da tabela após enfrentar o Botafogo. Os próximos rivais são Corinthians, que ainda corre risco de queda, Atlético Mineiro, com mínimo sonho de ser campeão, Goiás e Vasco, lutando contra o Z-4, e Fluminense, que estará se despedindo rumo ao Mundial de Clubes.

Ídolo do clube, Renato Gaúcho jamais hesitou em exaltar Suárez como um artilheiro “acima da média”. Sobre a ambição de conquistar o Brasileirão, Portaluppi também não ficou em cima do muro, confirmando que “seca” o Botafogo e ainda crê no campeonato.

“Lógico que eu acredito. Sei que o Botafogo tem jogos a menos, mas ele precisa ganhar. O importante é fazermos o dever de casa. Eles torcem contra a gente, nós torcemos contra eles também. O sonho ainda está vivo”, falou Renato.

Assim como neste ano para o Grêmio, Suárez foi muito influente no Atlético de Madri de 2020/21. Na temporada, o uruguaio, com 21 gols e três assistências em La Liga, participou de 35,8% dos gols colchoneros na competição.

Vale lembrar que Luis Suárez também foi campeão uruguaio com o Nacional, em 2022. No time em que se destacou pela primeira vez a nível profissional, marcou dois gols na goleada por 4 a 1, sobre o Liverpool, na final.

Luís Suárez estrelou a capa da PLACAR de março de 2023, em sua primeira entrevista exclusiva em solo brasileiro – compre a sua revista em nossa Loja no Mercado Livre.

Capa-Suarez-Card

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.

Publicidade