De volta à Série B, Leão ainda não foi vazado dentro de casa e tem o artilheiro da competição; equipe paraense tem início para sonhar com acesso
A torcida do Remo pode se vangloriar e mesmo se empolgar com o ótimo início de campanha na Série B do futebol brasileiro. A equipe paraense é a única invicta dentre os 40 times das duas primeiras divisões nacionais e, direto da Série C, já mira um retorno à elite com personagens conhecidos.
Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias. Acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.
Apesar da tradição, o acesso do Remo à Série B na última temporada foi uma surpresa. Isso porque, ainda na Série C, o Leão avançou à fase final do campeonato com a pior campanha – como 8º colocado. Ainda assim, o time paraense cresceu na fase final e conseguiu o acesso alcançando às semifinais da competição.
De volta à Série B, e passadas oito rodadas, a equipe detém quatro vitórias e quatro empates. São 16 pontos conquistados na 3ª colocação da tabela, e o Remo é o único invicto dos 40 times da primeira e segunda divisão do futebol brasileiro.
Para ter uma ideia do bom início de campanha, Paysandu e Volta Redonda, que subiram juntos, integram a zona de rebaixamento, e a Ferroviária é meio de tabela.
A chave do desempenho é o fator casa. O Remo detém 100% de aproveitamento jogando no Mangueirão: América-MG, Coritiba, Amazonas e Vila Nova já foram vítimas. Fora de casa, o Leão ainda não venceu, mas também não perdeu: são quatro empates.
O Remo tem a melhor defesa da Série B e a segunda melhor considerando também a Série A: são cinco gols sofridos, um a mais que o Palmeiras, líder da Primeira Divisão. O ataque é o melhor do campeonato, com 11 gols marcados em oito jogos.
O Remo tem um bom esqueleto, que vai da defesa ao ataque, com alguns nomes conhecidos e cruciais para colocar o Leão na briga pelo retorno à elite do futebol brasileiro.
O goleiro Marcos Rangel chegou na última temporada e, após ajudar no acesso, seguiu na equipe. É o segundo goleiro com mais defesas por jogo em todo o campeonato.
O sistema defensivo é formado por Caio Vinicius, ex-Fluminense e Vitória, e também William Klaus, ex-Inter, Botafogo e Atlético-GO. A dupla tem se destacado principalmente nos jogos dentro de casa, onde o Remo ainda não foi vazado uma vez sequer.
O Leão aproveitou o orçamento para fazer o mesmo que outras equipes brasileiras: explorar o mercado sul-americano. Foi assim que chegou o paraguaio Alan Rodriguez, emprestado pelo Rosario Central até o final da temporada. O meia é o principal garçom e tem como sombra o experiente Régis, com passagens por Corinthians, Cruzeiro e Bahia.
O grande destaque do Remo, no entanto, é o setor ofensivo. Artilheiro da equipe e da Série B, o atacante Pedro Rocha parece ter se reencontrado. Após brilhar no Grêmio e ir para o Spartak Moscou, da Rússia, Pedro Rocha retornou e rodou até conseguir brilhar novamente.
O atacante passou por Cruzeiro, Flamengo, Athletico Paranaense, Fortaleza e Criciúma, até acertar com o Remo no início do ano. Em 14 jogos com a camisa azul marinho, são sete gols e uma assistência.