Sem atuar há quase cinco meses por conta de uma cirurgia na tíbia, Paulinho pode estar próximo de um retorno. O atacante do Palmeiras viajou para o jogo contra o Grêmio, mesmo sem condições físicas, e pode ser um trunfo de Abel Ferreira para a grande final da Copa Libertadores – ainda que a previsão seja de retorno para somente 2026.

Em meio a disputa pelo título do Brasileirão e a final da Copa Libertadores, o técnico Abel Ferreira tenta usar todos os truques à disposição para ao menos confundir o Flamengo. Isso porque o Palmeiras viajou com o time reserva para a partida decisiva contra o Grêmio, que pode confirmar o título rubro-negro.

Em meio aos relacionados para o jogo de logo mais está o atacante Paulinho, sem jogar desde julho. O atacante pode estar apenas acompanhando os companheiros de trabalho, no entanto, pode também ser uma estratégia do técnico português para tê-lo ao menos por alguns minutos na final continental – caso haja necessidade.

Após o empate sem gols contra o Fluminense, Abel praticamente garantiu o título do Flamengo em coletiva e analisou a temporada. De forma indireta, comentou a situação envolvendo o atacante Paulinho:

“Este ano, nos pregaram na cruz várias vezes. Perdemos para o Corinthians e nos crucificaram; fomos no Mundial e nos crucificaram; viemos do Mundial com 15 ou 16 jogadores novos, vendemos o Estêvão, o Ríos… reformulamos o elenco. Infelizmente, investimentos 25 milhões de euros em um jogador que nos ajudou muito pouco”, disse.

A contratação e lesão de Paulinho

Paulinho foi anunciado como reforço do Palmeiras no final de 2024, assinando contrato até 2029. O clube pagou 18 milhões de euros ao Atlético-MG, equivalente a cerca de R$ 115 milhões na cotação da época. Além disso, foram incluídos dois atletas na negociação: Gabriel Menino e Patrick.

Porém, a negociação vinha acompanhada de um risco: Paulinho estava em recuperação de uma cirurgia. No começo de dezembro de 2024, ele passou por um procedimento para tratar uma fratura por estresse na tíbia da perna direita, depois de ter lidado com dores durante boa parte da temporada anterior.

Mesmo com o histórico, a diretoria do Palmeiras avaliou que o risco valia a pena por seu potencial, especialmente pensando no planejamento para o Mundial de Clubes. Após a cirurgia, Paulinho seguiu um cronograma controlado para retornar e, durante o Mundial, foi liberado para atuar apenas por 30 minutos em cada jogo.

Ainda assim, o atacante brilhou nos Estados Unidos e marcou dois gols decisivos. O empate contra o Inter Miami que garantiu a classificação ao mata-mata, e o gol da vitória contra o Botafogo, que levou o Palmeiras às quartas de final.

O jogo contra o Chelsea, no dia 4 de julho, foi o último de Paulinho desde então. Logo após o Mundial, no dia 22, Paulinho passou pela cirurgia de fixação da tíbia com enxerto ósseo, com previsão de retorno do clube apenas para 2026.