Rubro-Negro venceu clássico e assumiu ponta do Brasileirão após derrota cruzeirense; na briga contra o rebaixamento, Fortaleza reagiu
A 17ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2025 chegou ao fim neste domingo, 27. Após a disputa das partidas, a liderança deixou de pertencer ao Cruzeiro, que viu o Flamengo retomar a ponta.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
A mudança foi confirmada pela vitória do Rubro-Negro sobre o rival interestadual Atlético Mineiro. No entanto, o resultado só alçou o time carioca à ponta em razão da derrota da Raposa para o Ceará.
O tropeço cruzeirense veio antes, às 16h (de Brasília), no Mineirão. Jogando sob sua torcida, o time de Leonardo Jardim até saiu na frente, mas sofreu a virada e acabou perdendo por 2 a 1.
Em entrevista coletiva após o jogo, o treinador português assumiu sua responsabilidade pelo resultado: “Futebol é um processo, e a derrota faz parte do processo. Estamos insatisfeitos, porque vínhamos de uma série magnifica. Derrota dói. Sabemos que vitórias, empates e derrotas acontecem. Não acho que somos o melhor do mundo quando vencemos. E, quando perdemos, foi um jogo que não aconteceu. Sou o responsável por perdermos o jogo.”
Cruzeiro de Matheus Pereira perdeu para o Sport – Gustavo Aleixo / Cruzeiro
Jardim também foi questionado sobre Gabriel Barbosa, reserva da equipe em boa parte dos jogos. Na derrota contra o Ceará, o atacante entrou apenas aos 13 minutos do segundo tempo, e o técnico explicou.
“O Gabriel é um jogador importante para nós. E todos sabem disso. Mas só posso escalar 11. Ele fez um jogo contra o Juventude, hoje fez mais 30 minutos. É um jogador que tenta agregar quando está em campo. A gente sabe quanto ele vale, quanto pode agregar. Não é por isso que ele deixa de jogar”, analisou.
A derrapada do Cruzeiro abriu espaço para o Flamengo retomar a ponta do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro, que agora tem 34 pontos (um a mais do que o time celeste) não ocupava a posição desde o fim da 13ª rodada.
No entanto, aproveitando-se do tropeço do concorrente, a vitória flamenguista no clássico ficou ainda maior. Diante do Galo, em jogo duro, os comandados por Filipe Luís venceram por 1 a 0, graças a gol do zagueiro Léo Ortiz.
Vale lembrar que a equipe da Gávea ainda tem uma partida a menos em relação ao vice-líder. Ou seja, caso vença o Sport, em jogo atrasado, abre cinco pontos na ponta da tabela.
Flamengo venceu e é líder do Brasileiro – Gilvan de Souza / Flamengo
De olho no reencontro contra o Atlético Mineiro, pela Copa do Brasil, nesta quinta-feira, 31, Léo Ortiz projetou o embate, em entrevista ao Grupo Globo: “A gente já imaginava algumas dinâmicas defensivas deles, sabíamos que seria difícil. Mas são detalhes dentro do jogo e, num detalhe de bola parada, conseguimos vencer. Tenho certeza que o Filipe vai olhar esses jogo umas dez vezes até quinta-feira para nos dar soluções para que possamos vencer”.
A luta contra o rebaixamento costuma marcar o Brasileirão durante toda a temporada. E neste ano não é diferente, com times tradicionais do país correndo riscos na parte de baixo da classificação.
Atualmente, os times que ocupam o Z-4 são Sport, Juventude, Fortaleza e Santos. Fora da zona, mas a “menos de uma rodada” da 17ª posição, estão Vasco, Vitória e Grêmio.
O lanterna, Sport, tem apenas cinco pontos e vive momento delicado. A fase não mudou após empatar com o Peixe, que perdeu a chance de respirar – ainda que a busca pelo empate após estar perdendo de 2 a 0 possa parecer heróico.
Enquanto o Juventude perdeu para o Bahia, o Fortaleza foi o único entre os últimos a vencer. Sob comando de Renato Paiva, bateu o Red Bull Bragantino por 3 a 1, ganhando ânimo para lutar contra a queda.
Entre os ameaçados, o Vasco e o Vitória empataram contra Internacional e Mirassol, respectivamente. Já o Grêmio foi derrotado pelo Palmeiras, chegando a cinco jogo sem perder.
Confira a classificação geral e atualizada do Campeonato Brasileiro:
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app