A 17ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2025 chegou ao fim neste domingo, 27. Após a disputa das partidas, a liderança deixou de pertencer ao Cruzeiro, que viu o Flamengo retomar a ponta.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
A mudança foi confirmada pela vitória do Rubro-Negro sobre o rival interestadual Atlético Mineiro. No entanto, o resultado só alçou o time carioca à ponta em razão da derrota da Raposa para o Ceará.
Escorregão celeste
O tropeço cruzeirense veio antes, às 16h (de Brasília), no Mineirão. Jogando sob sua torcida, o time de Leonardo Jardim até saiu na frente, mas sofreu a virada e acabou perdendo por 2 a 1.
Em entrevista coletiva após o jogo, o treinador português assumiu sua responsabilidade pelo resultado: “Futebol é um processo, e a derrota faz parte do processo. Estamos insatisfeitos, porque vínhamos de uma série magnifica. Derrota dói. Sabemos que vitórias, empates e derrotas acontecem. Não acho que somos o melhor do mundo quando vencemos. E, quando perdemos, foi um jogo que não aconteceu. Sou o responsável por perdermos o jogo.”

Cruzeiro de Matheus Pereira perdeu para o Sport – Gustavo Aleixo / Cruzeiro
Jardim também foi questionado sobre Gabriel Barbosa, reserva da equipe em boa parte dos jogos. Na derrota contra o Ceará, o atacante entrou apenas aos 13 minutos do segundo tempo, e o técnico explicou.
“O Gabriel é um jogador importante para nós. E todos sabem disso. Mas só posso escalar 11. Ele fez um jogo contra o Juventude, hoje fez mais 30 minutos. É um jogador que tenta agregar quando está em campo. A gente sabe quanto ele vale, quanto pode agregar. Não é por isso que ele deixa de jogar”, analisou.
Novo-velho líder
A derrapada do Cruzeiro abriu espaço para o Flamengo retomar a ponta do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro, que agora tem 34 pontos (um a mais do que o time celeste) não ocupava a posição desde o fim da 13ª rodada.






