Raposa tem nove jogos de invencibilidade e definitivamente entrou na briga pela liderança do Campeonato Brasileiro
O Cruzeiro definitivamente entrou na briga pela liderança do Campeonato Brasileiro. Ao vencer o Fortaleza por 2 a 0, a Raposa chegou a nove jogos de invencibilidade, consolidando a grande fase sob comando de Leonardo Jardim.
Diante do Leão do Pici, foi amplamente superior e finalizou 17 vezes — sendo oito a gol. O bom rendimento ofensivo ainda gerou boa estatística de xG (soma de gols esperados de acordo com as condições dos chutes), com 2,35, segundo o Sofascore.
Porém, defensivamente, o bom desempenho também chamou a atenção. Além de ter três partidas sem sofrer gols, cedeu apenas 0,78 gols esperados para o Fortaleza.
A boa fase atual, acima de tudo, apaga um Campeonato Mineiro ruim e uma Copa Sul-America ainda pior. Exemplo disso é o ranking cruzeirense entre times da competição.
Os 20 pontos foram conquistados com seis vitórias, dois empates e duas derrotas. Foram 15 gols marcados (3º melhor ataque) e sete sofridos (4ª melhor defesa).
Em números “menos tradicionais”, a crescente fica ainda mais clara. Durante todo o Brasileiro, o Cruzeiro teve 22 grandes chances (3º),
Gabigol vem retomando seu espaço na Raposa – Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Em xG totais, a estatística é de 13,1, o que mostra a eficiência ofensiva, já que efetivamente marcou dois a mais do que esperado. Defensivamente, cedeu 9,7 de xG para seus esperados, sofrendo apenas sete gols — o que coloca Cássio como o 6º goleiro que mais salvou gols no Brasileirão (2,74).
Também nos destaques individuais, está Kaio Jorge, com seis gols marcados. Entre os assistências, o atacante também se destaca, com dois passes para gol, assim como Matheus Pereira, William, Lucas Silva e Gabriel Barbosa, que tem sido escalado como segundo atacante recentemente.