Publicidade
Publicidade

CBF proíbe subir na bola após lance de Memphis em Corinthians e Palmeiras

Entidade entende gesto como "falta de respeito" e "conduta antidesportiva" e recomenda a aplicação do cartão amarelo

Entidade máxima do futebol brasileiro, a CBF emitiu um ofício neste sábado, 5, proibindo a ação de um jogador subir na bola com os dois pés. O lance, protagonizado por Memphis Depay na final do Paulistão entre Corinthians e Palmeiras, é entendido como “falta de respeito” e visto como “conduta antidesportiva” pela confederação.

Publicidade

Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias. Acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.

O ofício enviado aos clubes do futebol brasileiro destaca que os árbitros foram instruídos a aplicar cartão amarelo ao jogador que praticar a ação e conceder tiro livre indireto ao time adversário.

“Tem provocado transtorno no ambiente de jogo, produzindo confrontos generalizados, prejudicando sobremaneira a imagem do esporte… Além do risco de lesão para o próprio jogador”, diz o ofício enviado pela Comissão de Arbitragem da CBF.

Publicidade

O lance foi aplicado na final do Campeonato Paulista entre Corinthians e Palmeiras, quando Memphis Depay subiu na bola já na reta final, causando confusão no clássico.

No entanto, Memphis não foi o primeiro a protagonizar o lance no futebol brasileiro. No campeonato de 2023, o venezuelano Soteldo praticou a ação contra o Vasco. No returno, o Vasco garantiu a permanência na Série A, enquanto o Santos foi rebaixado. Os jogadores cruzmaltinos imitaram a ação de Soteldo para provocar.

Publicidade