A reta final do Campeonato Brasileiro promete emoções fortes neste sábado, 22. Pela 35ª rodada, o Botafogo recebe o Grêmio no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. A bola rola às 19h30 (de Brasília), colocando frente a frente duas equipes tradicionais que buscam encerrar a temporada de 2025 atingindo seus objetivos.

PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital

Glorioso mira o topo da tabela

Ocupando a 5ª colocação com 55 pontos, o time da casa vive um momento de estabilidade sob o comando do técnico Davide Ancelotti. Com uma campanha sólida de 15 vitórias, 10 empates e 9 derrotas, o Alvinegro defende uma invencibilidade de cinco partidas, acumulando dois triunfos e três igualdades no período recente. Jogando diante de sua torcida, a equipe busca três pontos fundamentais para se firmar na zona de classificação direta para a Libertadores, garantindo ao clube, no mínimo, presença nas fases preliminares do torneio continental.

Tricolor tenta engrenar na reta final

Do outro lado, o Tricolor Gaúcho chega ao Rio de Janeiro tentando encontrar regularidade para encerrar o ano de forma digna. Sob a batuta de Mano Menezes, a equipe ocupa a 12ª posição com 43 pontos. A campanha de 11 vitórias, 10 empates e 13 derrotas reflete a oscilação do time, que nos últimos cinco jogos alternou resultados. Vindo de uma vitória recente sobre o Vasco por 2 a 0, o Imortal busca surpreender fora de casa para garantir uma vaga confortável em competições continentais.

Prováveis escalações e desfalques

Para o confronto, o técnico Davide Ancelotti tem um desfalque certo: o lateral Alex Telles, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, deve ser substituído por Cuiabano. O atacante Joaquín Correa, recuperado de dores musculares, pode ser a novidade no time titular. A provável escalação do Botafogo é: Léo Linck; Vitinho, Alexander Barboza, David Ricardo e Cuiabano; Danilo e Marlon Freitas; Savarino, Joaquín Correa (Montoro) e Jeffinho; Arthur Cabral (Kadir).

Já o Grêmio terá ausências importantes. O zagueiro Wagner Leonardo cumpre suspensão, dando lugar ao retorno de Kannemann. Além disso, o volante Arthur e o atacante Amuzu serão preservados devido ao gramado sintético do Nilton Santos. A equipe provável do Tricolor é: