Lista traz destaques da última Eurocopa
A Fifa anunciou nesta quarta (2) quem são os dez finalistas para vencerem o prêmio de técnico no ano de 2016. Além dos tradicionais, como Guardiola e Simeone, a lista traz Zidane, destaque no Real Madrid, Ranieri, destaque do Leicester City, e treinadores que fizeram sucesso na Eurocopa.
Da Eurocopa, estão o campeão, Fernando Santos, com Portugal; o vice, Didier Deschamps, com a França; e Chris Coleman, terceiro colocado com o País de Gales. Além da grande Eurocopa, as equipes ainda têm um razoável desempenho nas Eliminatórias.
Zinedine Zidane ganhou destaque ao levar o Real Madrid a conquistar a Liga dos Campeões, após assumir a equipe no meio da última temporada e fazer uma campanha surpreendente de recuperação. Já Claudio Ranieri, que nunca havia conquistado um título nacional, foi campeão inglês pelo surpreendente Leicester City.
A decisão sobre o melhor do mundo será definido com três tipos de voto. Capitães e treinadores de seleções terão peso de 50%, um grupo de 200 jornalistas terá outros 25% de peso e o voto popular, pelo site da Fifa, outros 25%.
As votações começam dia 4 de novembro e vão até o dia 3. No dia 2 de dezembro, serão anunciados os finalistas.
Veja os dez treinadores finalistas
Fernando Santos (Portugal) – Campeão da EurocopaDidier Deschamps (França) – Vice-campeão da EurocopaChris Coleman (País de Gales) – 3° colocado da EurocopaZinedine Zidane (Real Madrid-ESP) – Campeão da Liga dos CampeõesDiego Simeone (Atlético de Madri-ESP) – Vice-campeão da Liga dos CampeõesLuis Enrique (Barcelona-ESP) – Campeão espanholPep Guardiola (Bayern de Munique-ALE/Manchester City-ING) – Campeão alemãoClaudio Ranieri (Leicester City-ING) – Campeão inglêsMauricio Pochettino (Tottenham-ING) – 3° colocado do InglêsJügen Klopp (Liverpool-ING)