Lionel Messi, claro, venceu a premiação lusa
O site português Goal Point divulgou seu ranking dos melhores jogadores de 2016. Ao contrário de France Football e Fifa que têm critérios subjetivos, o site usa critérios bem objetivos para definir os melhores jogadores do ano.
Cada jogador recebe uma nota por jogo, de acordo com critérios pré-estabelecidos, como gols, passes, desarmes, etc. Torneios mais importantes têm pesos maiores. Há uma nota para torneios nacionais, competições internacionais (Liga dos Campeões, por exemplo) e outra para torneios internacionais de seleções (Eurocopa e Copa América, por exemplo).
O site divulgou um top-100 dos melhores jogadores do ano e colocou Cristiano Ronaldo em quinto lugar. Foram mais de 9 mil jogadores avaliados, com Hazard em terceiro, Thiago Alcántara, surpreendente, em segundo e ele, claro, Lionel Messi, em primeiro, vencedor da Pepita de Ouro, nome do prêmio.
Os levantamentos do site levam em conta as disputas da Europa. O site ainda fez um levantamento com dez jogadores que se destacaram no Campeonato Brasileiro em seu Instagram.
Veja os 30 primeiros colocados na premiação lusa
30° – Philipp Lahm (Bayern de Munique-ALE)29° – Luis Suárez (Barcelona-ESP)28° – Antoine Griezmann (Atlético de Madri-ESP e França)27° – Luka Modric (Real Madrid-ESP e Croácia)26° – Miralem Pjanic (Roma-ITA e Juventus-ITA)25° – Maxime Gonalons (Lyon-FRA)24° – Fabinho (Moanco-FRA)23° – Lucas Moura (PSG-FRA e Brasil)22° – Alex Sandro (Juventus-ITA)21° – Corentin Tolisso (Lyon-FRA)20° – Xabi Alonso (Bayern de Munique-ALE)19° – Álex Pozuelo (Genk-BEL)18° – Jonathan Viera (Las Palmas-ESP)17° – Andrés Iniesta (Barcelona-ESP e Espanha)16° – Filipe Luís (Atlético de Madri-ESP e Brasil)15° – Kevin De Bruyne (Manchester City-ING e Bélgica)14° – Zlatan Ibrahimovic (PSG-FRA, Manchester United-ING e Suécia)13° – Christian Eriksen (Tottenham-ING)12° – Dimitri Payet (West Ham-ING e França)11° – Toni Kroos (Real Madrid-ESP e Alemanha)10° – Alexis Sánchez (Arsenal-ING e Chile) 9° – Arturo Vidal (Bayern de Munique-ALE e Chile)
8° – Gareth Bale (Real Madrid-ESP e País de Gales)
7° – Philippe Coutinho (Liverpool-ING e Brasil)
6° – Paul Pogba (Juventus-ITA, Manchester United-ING e França)
5° – Cristiano Ronaldo (Real Madrid-ESP e Portugal)
4° – Neymar (Barcelona-ESP)
3° – Eden Hazard (Chelsea-ING e Bélgica)
2° – Thiago Alcántara (Bayern de Munique-ALE e Espanha)
1° – Lionel Messi (Barcelona-ESP e Argentina)