Vinicius Jr. deixou de ser o grande favorito ao prêmio Bola de Ouro ao final desta temporada 2023/2024. O que era apenas uma sensação de quem acompanha o futebol de perto ganhou corpo com uma pesquisa promovida pela edição de agosto da PLACAR, que já está disponível na loja oficial no Mercado Livre e chega neste sábado, 17, às bancas de todo o país. A revista ouviu as preferências de 60 jornalistas de 21 países para atestar em sua capa: “Bola de Ouro Ameaçada”.

Assim como a France Football, a PLACAR contabilizou os votos atribuindo seis pontos ao primeiro colocado, quatro ao segundo e três ao terceiro. Rodri (Manchester City) foi eleito com 217 pontos, contra 205 de Vini Jr. e 156 de Jude Bellingham (Real Madrid).

Entre as razões apontadas pelos votantes, nos mesmos moldes da eleição feita pela France Football, a dona do prêmio que será entregue em 28 de outubro no Théâtre du Châtelet, em Paris, muitos jornalistas citaram a Copa América ruim de Vini, além de mau comportamento em campo, como justificativa para não escolher o brasileiro. Os sucessivos episódios de racismo do qual Vini é vítima na Espanha são parte relevante do debate proposto por PLACAR.

Capa da edição 1514 da PLACAR

Capa da edição 1514 da PLACAR