Veja como foi o desempenho de times que jogaram apenas uma Libertadores
Chapecoense está perto de chegar ao seu primeiro torneio
Ao chegar à final da Copa Sul-americana, a Chapecoense se aproxima muito de jogar sua primeira Copa Libertadores. Na história do torneio, muitos times brasileiros disputaram apenas uma edição da competição.
Veja quais são:
NÁUTICO – 1968
Participou do torneio como vice-campeão da Taça Brasil e jogou a primeira fase do torneio com Palmeiras e Deportivo Potuguês e Deportivo Galicia, da Venezuela. Com duas vitórias, dois empates e duas derrotas, o time ficou em terceiro e acabou eliminado nessa fase.
BANGU – 1986
Participou do torneio como vice-campeão brasileiro. Jogou no grupo com o Coritiba e Barcelona de Guyaquil e Depotivo Quito, do Equador. Foi lanterna da chave, com dois empates e quatro derrotas nos seis jogos que fez. Caiu na primeira fase.
CRICIÚMA – 1992
Classificou-se como campeão da Copa do Brasil e jogou a primeira fase do torneio com São Paulo e os bolivianos Bolívar e San José. Classificou-se em primeiro, com quatro vitórias, um empate e uma derrota. Nas oitavas, passou pelo Sporting Cristal com duas vitórias. Nas quartas, no entanto, foi eliminado pelo São Paulo, com uma derrota e um empate.
JUVENTUDE – 2000
Teve uma participação discreta. Campeão da Copa do Brasil, caiu logo na primeira fase em grupo com Palmeiras, The Strongest-BOL e El Nacional-EQU. Em seis jogos, venceu dois, empatou um e perdeu três.
PAYSANDU – 2003
Chegou ao torneio após vencer a Copa do Campeões, com os vencedores de torneios regionais. Jogou a primeira fase com Cerro Porteño-PAR, Sporting Cristal-PER e Universidad Católica-CHI. Passou com quatro vitórias e dois empates, em primeiro lugar. Nas oitavas, enfrentou o Boca Juniors-ARG e venceu em Buenos Aires, por 1 x 0. No jogo da volta, em Belém, foi derrotado por 4 x 2 e acabou eliminado do torneio.
SANTO ANDRÉ – 2005
Chegou ao torneio como campeão da Copa do Brasil. Caiu no grupo com Cerro Porteño-PAR, Palmeiras e Deportivo Táchira-VEN. Ficou em terceiro da chave, com duas vitórias, dois emapates e duas derrotas. Despediu-se do torneio com goleada de 6 x 0 sobre o Táchira, em casa.
PAULISTA – 2006
Classificou-se para o torneio como campeão da Copa do Brasil. Foi lanterna da chave com Libertad-PAR, River Plate-ARG e El Nacional-EQU. Venceu uma, empatou três e perdeu duas. Contudo, venceu o River Plate, em Jundiaí, por 2 x 1.
GOIÁS – 2006
Chegou ao torneio por ser terceiro colocado no Campeonato Brasileiro. Na pré-Libertadores, passou pelo Deportivo Cuenca-EQU, com empate no Equador, por 1 x 1, e vitória em Goiânia por 3 x 0. Jogou a primeira fase com Newell´s Old Boys-ARG, Unión Española-CHI e The Strongest-BOL. Avançou com três vitórias, dois empates e uma derrota. Nas oitavas, perdeu na Argentina para o Estudiantes, por 2 x 0, e venceu em casa por 3 x 1, sendo eliminado pelo gol fora de casa.
PARANÁ – 2007
Chegou ao torneio como quinto colocado do Campeonato Brasileiro. Na pré-Libertadores, venceu o Cobreloa, no Chile, por 2 x 0, e avançou para a primeira fase com empate em 1 x 1, em casa. Na fase de grupos, com Flamengo, Real Potosí-BOL e Unión Maracaibo-VEN, passou em segundo, com três vitórias e três derrotas. Nas oitavas de final, contra o Libertad-PAR, perdeu em casa, por 2 x 1, de virada. No jogo da volta, no Paraguai, empatou por 1 x 1.