Revista PLACAR: história, onde comprar e mais perguntas frequentes
Lançada em março de 1970, a mais tradicional revista esportiva do Brasil segue em plena atividade, agora gerida pela Editora Score; confira as FAQs sobre a PLACAR
PLACAR, a mais tradicional revista esportiva do Brasil, foi lançada em 20 de março de 1970 pela Editora Abril. Mais de cinco décadas da história do futebol brasileiro foram contadas em sua páginas, com reportagens e imagens premiadas.
Em novembro de 2022, PLACAR foi licenciada pela Editora Score, que iniciou um projeto de reformulação e expansão da marca, com ênfase nas plataformas digitais, sem abandonar a tradição do impresso.
Em junho de 2023, já sob a gestão da Score, PLACAR chegou à sua edição de número 1500. Confira, abaixo, as FAQs (perguntas frequentes) sobre a revista.
A revista PLACAR ainda existe?
Sim, a revista PLACAR, existe de maneira ininterrupta desde sua criação em 1970, o que faz dela a publicação esportiva impressa mais longeva da América Latina. Passou por diferentes formatos (primeiramente semanal, depois mensal com edições temáticas, novamente semanal e já há alguns anos retornou à versão mensal).
Além das 12 edições por ano, PLACAR segue publicando pôsteres de campeões dos principais campeonatos. Criada pela Editora Abril, a revista passou por um curto período pela Editora Caras, entre 2015 e 2016, e desde novembro de 2022 foi licenciada pela Editora Score, com sede no bairro Cidade Jardim, em São Paulo.
Quanto custa e como comprar a revista PLACAR?
A revista PLACAR continua sendo entregue em bancas de jornal de todo o país e atualmente conta com uma loja oficial no Mercado Livre. As edições de linha custam R$ 19,90.
Qual é o atual expediente da equipe PLACAR?
Publisher: Alan Zelazo
CEO: Gustavo Leme
Redator-chefe: Luiz Felipe Castro
Editor de Fotografia: Alexandre Battibugli
Editor de Arte: LE Ratto
Repórteres: André Avelar, Enrico Benevenutti, Klaus Richmond e Rodolfo Rodrigues
Diretor Comercial: Sandro Santos
Executivo Comercial: Milton Lima
Planejamento: Guilherme Fortis
Mídias Sociais: Bruno de Giovanni, Jessica Gomes, Jéssica Souza e Marcio Komesu
Estagiários: Guilherme Azevedo, Mari Simões e Pedro Cohem
Revisão: Renato Bacci
Equipe de vídeo: João Vitor Fagá e Marcelo “Celu” Lima
Pesquisa de fotos: Kaio Figueiredo
Quais são os canais e redes sociais da revista PLACAR?
Para além do mercado impresso, PLACAR está amplamente presente no universo digital. A PLACAR TV, canal da marca no Youtube, se aproxima de 200.000 inscritos. O carro-chefe da casa é o programa Opinião PLACAR, de segunda à sexta, das 11h30 às 13h, com apresentação de Flávio Gomes e comentários de Fabio Sormani, Felippe Facincani, Leandro Quesada e Bruno Laurance.
O canal também exibe entrevistas exclusivas e outros programas, como o Legado do Rei, com Fabio Bolla e Flávia Arantes, entre outros. PLACAR tem também contas em diversas redes sociais; confira os links abaixo:
Site
PLACAR TV (Youtube)
Canal de Cortes (Youtube)
Tiktok
https://www.facebook.com/RevistaPlacar/
Instagram
Twitter (X)
Threads
Kwai
Linkedin
Spotify
O que o app PLACAR Digital oferece?
No super app PLACAR Digital, turbinado pela tecnologia ONE FAN, o leitor de PLACAR tem acesso a notícias, entrevistas e conteúdo exclusivo, e pode participar de quizzes e pesquisas. Ao acumular pontos nessas experiências, o torcedor e a torcedora poderão usar sua pontuação para obter recompensas exclusivas, desde descontos em lojas, entradas em estádios pelo país e camisas e fotos autografadas.
Quais as grandes reportagens da história da revista PLACAR?
Ao longo de seus mais de 50 anos de história, PLACAR se notabilizou por grandes reportagens e entrevistas. Nas primeiras décadas, fez enorme sucesso o Tabelão, a enorme lista com resultados, fichas completas das equipes, autores dos gols, árbitro, público e renda. Os guias e pôsteres dos campeonatos eram e são até hoje outra paixão dos leitores mais antenados em dados e estatísticas.
Uma das reportagens mais marcantes de PLACAR, publicada em outubro de 1982, revelou o escândalo da chamada Máfia da Loteria Esportiva. Após 12 meses de apuração, o repórter Sérgio Martins revelou o envolvimento de 125 acusados, entre árbitros, jogadores e cartolas, incluindo dois campeões mundiais pela seleção brasileira, no esquema que fraudava resultados em favor de um grupo de apostadores do principal jogo de azar da época. A denúncia rodou o mundo, é lembrada até hoje em faculdades de comunicação e ganhou o Prêmio Esso de jornalismo na categoria geral.
No mesmo ano de 1982, PLACAR reuniu ninguém menos que a dupla mais vitoriosa e talentosa do futebol brasileiro: Pelé e Garrincha, campeões mundiais em 1958 e 1962, em reportagem assinada por Lemyr Martins e Hideki Takizawa. Por mais de duas horas, como nos bons tempos quando encantavam nos gramados, a dupla trocou abraços apertados, vestiu camisas históricas, cantou e exalou admiração mútua. A matéria foi publicada em novembro de 1982, dois meses antes da morte de Garrincha. Estas e outras reportagens icônicas estão reproduzidas, na íntegra, no blog #TBT PLACAR, que todas as quintas-feiras recupera um tesouro de nossos arquivos.
Especialmente durante os anos 1980, PLACAR dedicou diversas páginas a outros esportes, como o automobilismo, no auge das carreiras de Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna, os brasileiros campeões da Fórmula 1. Ídolos do basquete, como Oscar, Paul e Hortência, e do vôlei, como Bernard, William, Renan e Isabel também eram presença constante na revista.
No início dos anos 1990, PLACAR deixou de ser semanal e passou a publicar edições temáticas. A partir de 1995, a revista experimentou outra fase de sucesso ao apresentar um novo projeto gráfico, assinado por Roger Black, um dos mais conceituados diretores de arte da época, com o slogan “futebol, sexo e rock’ roll“.
Neste período de efervescência de figuras irreverentes e folclóricas do futebol, PLACAR produziu capas marcantes, como aquela em que Edmundo abraça um ursinho de pelúcia, com a chamada “O animal precisa de carinho”.
Dentre suas capas mais polêmicas, PLACAR já estampou Marcelinho Carioca e Ricardinho como os jogadores mais odiados do Brasil em 2000 e 2008, respectivamente. Outras edições bastante comentadas foram aquelas em que Neymar surgiu crucificado em uma ilustração de 2012, e uma entrevista de 2014 com o goleiro Bruno, direto da prisão onde cumpria pena pelo envolvimento no assassinato de sua amante, Eliza Samudio.
Qual foi a PLACAR mais vendida de todos os tempos?
A PLACAR mais vendida em todos os tempos não tem um número fechado devido a um acontecimento inusitado. No livro Roberto Civita: O dono da banca, o autor Carlos Maranhão revela que a produção da edição de 21 de outubro de 1977, que destacava o fim de 23 anos de fila do Corinthians, campeão paulista daquele ano, foi tamanha que fez a maquina da gráfica da Editora Abril quebrar quando já beirava as 400.000 cópias. A segunda colocada é a edição da Máfia da Loteria Esportiva, de outubro de 1982, que vendeu quase 300.000 exemplares.
@placar QUEBROU ATÉ A MÁQUINA! 😱 Você tem ideia de qual foi a nossa edição de maior tiragem desde 1970 até hoje? Uma dica: tem a ver com o aniversariante do dia! Assista ao vídeo e conte nos comentários: qual a sua capa favorita de PLACAR? placar corinthians timao113 futebol
Qual jogador foi mais vezes capa da PLACAR?
O Rei Pelé estampou a primeira PLACAR, em março de 1970, e outras tantas, mas nenhum jogador apareceu na capa mais vezes que Zico, o maior ídolo da história do Flamengo. Contando edições de linha e especiais, foram mais de 100 aparições na primeira página da revista. Em outubro de 2023, Zico recebeu a reportagem em sua casa no Rio e relembrou fotos icônicas e grandes passagens pela revista.
Prêmio Bola de Prata
Principal prêmio do futebol brasileiro, a Bola de Prata foi criada em 1970 por PLACAR, idealizada pelo jornalista Michel Laurence e pelo fotógrafo Manoel Costa, inspirados pelo Ballon d’Or, premiação entregue desde 1957 pela revista francesa France Football.
Desde então, o prêmio é entregue aos melhores jogadores de cada posição ao final da temporada. O melhor jogador dentre todas as posições, recebe a Bola de Ouro. Zico é até hoje o maior vencedor do prêmio, com cinco Bolas de Prata e duas de Ouro. Pelé, que atuou pelo Santos entre 1970 e 1974, jamais concorreu o prêmio por seu considerado hors concours. A partir de 2016, a Bola de Prata passou a ser entregue pela ESPN Brasil.
Camarotes e Instituto PLACAR
Desde a mudança para a Editora Score, PLACAR lançou novas iniciativas. Primeiro, inaugurou camarotes nos estádios MorumBis (São Paulo) e Allianz Parque (Palmeiras), um espaço premium ideal para acompanhar as grandes partidas de futebol e shows de música com total conforto. Clique aqui e confira a programação dos Camarotes PLACAR.
Em junho de 2023, foi inaugurado o Instituto Placar, idealizado para contribuir com a capacitação de jovens de baixa renda e que vivem em comunidades através do esporte. Contamos com parceiros movidos pelos mesmos objetivos e ideais em busca de promover o esporte a todos. Saiba como contribuir
Como entrar em contato com a revista PLACAR?
Email: [email protected]
Redação e Correspondência:
Av. Magalhães de Castro, 4800 –
Torre Continental, 9º andar
Cidade Jardim, São Paulo (SP),
CEP 05676120