Publicidade
Publicidade

Reforço do Vasco, Medel vem de poucos jogos pelo Bologna e segue na seleção

Chileno que atua como volante e zagueiro chega ao Brasil aos 35 anos com histórico de capitão e lesões recentes

O Vasco anunciou nesta terça-feira, 11, a contratação de Gary Medel. O chileno de 35 anos chega ao Brasil após quatro temporadas pelo Bologna, da Itália, e uma carreira consolidada na Europa. Volante e zagueiro, ainda joga pela seleção do Chile, apesar de um baixo número de jogos na comparação com o calendário brasileiro.

Publicidade

Medel perdeu 41 partidas nos últimos quatro anos em razão de lesões, segundo dados do site de estatísticas Transfermarkt  No período, sofreu mais com problemas físicos na temporada 2020/21, quando foi a campo apenas 12 vezes pelo time italiano. No último ano, ficou fora em só quatro jogos, mas, ainda assim, fez menos partidas do que o futebol brasileiro costuma exigir.

Em quatro anos no Bologna, o chileno totalizou realizou 101 partidas. O número é considerado baixo, tendo em vista que a média fica pouco superior a 25 jogos por temporada.

Publicidade

Enquanto isso, segundo estudo do jornal Folha de S.Paulo, um time brasileiro da elite nacional vai a campo cerca de 69 vezes por ano – Medel fez só 34 jogos em 2021/22, quando esteve mais ativo no time italiano.

Volante em maior parte de suas atuações pelo Bologna, ele ainda é convocado pelo Chile, onde costuma atuar mais como zagueiro. Com 1,72m, tem estatura considerada baixa para atuar na última linha defensiva, um dos setores mais carentes do Vasco neste ano.

O jogador, no entanto, chega com histórico de liderança. Capitão em muitos clubes em que atuou, foi um dos pilares do Chile bicampeão da Copa América de 2015 e 2016. Foi titular em ambas as campanhas e também em outros momentos marcantes da seleção, como na Copa do Mundo de 2014.

Publicidade
Publicidade