Trinta e três anos separam a data aposentadoria de Bobby Charlton, em 1973, do nascimento de Endrick, em 2006, o que não impediu que a lenda do futebol inglês se tornasse uma referência para o prodígio brasileiro. Em suas primeiras entrevistas como reforço do Real Madrid, o atacante repetiu frases de admiração por Charlton e também por Ferenc Puskás, ídolo húngaro do clube merengue nos anos 1950 e 1960.

As inusitadas escolhas de Endrick vem causando repercussão nacional e internacional e uma série de memes nas redes sociais. Mas afinal, quem foi Bobby Charlton e por que Endrick o tem como ídolo?

Gol em Wembley e Piadas nas Redes

Sir Bobby Charlton foi ídolo do Manchester United e da seleção inglesa, e protagonista no único título de Copa do Mundo do país bretão em 1966, em Wembley. Morreu em 21 de outubro de 2023, aos 86 anos, como um dos maiores jogadores de todos os tempos. A primeira vez que Endrick citou o nome de Charlton foi em março de 2024, justamente ao marcar o gol da vitória por 1 a 0 em amistoso contra a Inglaterra, no mítico estádio em Londres.

“Sou um fã do Bobby Charlton, ele é um cara que jogou bastante aqui nesse estádio. Poder jogar e marcar num estádio onde ele fez bastante gols é muito importante pra mim”, afirmou Endrick.  Na época, diante da surpresa geral, o estafe de Endrick explicou que o jovem conheceu a história do ídolo britânico ao jogar videogame, no modo Ultimate Team do EAFC (antigo Fifa), com algumas das lendas da bola.

A explicação não convenceu a todos e nos últimos dias as redes sociais foram inundadas de piadas sobre as respostas “vintage” de Endrick. Um dos vídeos foi uma montagem na qual o garoto brasileiro aparece “viajando no tempo” e assistindo a gols de Charlton, com transmissões em preto e branco.