Publicidade
Publicidade

Projeto de Ceni para treinador já estava nas páginas de PLACAR em 2014

Projeto já era para ídolo entrar no lugar de Muricy Ramalho já em 2016; Resolução veio um ano depois

PROJETO CENI 2016

São Paulo tem plano para o goleiro, que se aposenta em dezembro, ser uma espécie de Pep Guardiola do Morumbi

Publicidade

Assim que o contrato de Rogério Ceni terminar, em 31 de dezembro de 2014, uma revolução deve começar no Morumbi. Em um plano idealizado pelo presidente do clube, Carlos Miguel Aidar, o camisa 01 será o líder de um processo que pretende transformar o clube em uma referência técnica internacional.

Hoje, no Morumbi, a crença é que a equipe está pelo menos dois anos defasada, em termos de futebol, em relação ao Corinthians. O processo de modernização deve começar no Centro de Formação de Atletas, em Cotia, e se estender para o corpo técnico. O atual treinador, Muricy Ramalho, tem estadia garantida no máximo até 2015 — a direção são-paulina não o vê como uma figura que consiga empreender essa mudança.

Publicidade

No ano seguinte, começa a grande transformação. E o nome para isso é o do goleiro, visto pela diretoria como um profundo conhecedor do futebol, da tática à motivação. Os estágios para essa transformação ainda estão sendo amarrados.

Ele começa com a despedida de Rogério do futebol e do São Paulo. O clube,por meio de sua diretoria, tenta inverter o mando do último jogo do Brasileirão, contra o Sport. O jogo está previsto para a Ilha do Retiro, mas o Tricolor quer transferi-lo para o Morumbi e, assim, transformar a ocasião em um adeus de gala àquele que é o maior jogador de sua história.

Continua após a publicidade

Depois de consumado o adeus, os projetos maiores. O São Paulo deve mandá-lo com a família para a Flórida, nos Estados Unidos, onde viveriam os quatro primeiros meses do ano para aprimorar o inglês e o espanhol. O local foi escolhido por ter um clima ameno no inverno no Hemisfério Norte.

Publicidade

A partir de junho de 2015, Rogério Ceni deverá estagiar em pelo menos três grandes clubes europeus — na lista estão Real Madrid e Bayern Munique — e, a partir de 2016, comandar o time principal. Para a direção, trata-se de um projeto para transformá-lo em técnico da seleção brasileira em dez anos. Aidar vê no goleiro potencial semelhante ao do técnico Pep Guardiola. Acredita que Ceni pode inovar na filosofia da bola assim como o catalão.

OS ESTÁGIOS DO MITO

7/12/2014Despedida oficial do futebol, contra o Sport. Diretoria tenta inverter o mando, da Ilha do Retiro para o Morumbi.

31/12/2014Fim do contrato com o São Paulo. Plano é que Ceni vá com a família morar na Flórida (EUA) por quatro meses para aprimorar o inglês e o espanhol.

Junho de 2015Começa a percorrer a Europa, com estágios nas equipes técnicas de clubes como Real Madrid e Bayern Munique.

2016Assume como técnico de futebol do São Paulo.

Continua após a publicidade

Publicidade