CBF divulgou novo calendário do futebol brasileiro para o primeiro ano com a Libertadores durando o ano todo
A CBF divulgou nesta segunda (14) a definição do calendário d futebol brasileiro para 2017. Nela, um novo formato de Copa do Brasil foi definido, para se adequar à nova Copa Libertadores.
Contudo, no novo calendário, a Primeira Liga ficou novamente deixada de lado, sem constar no calendário oficial da CBF.
Veja como ficam os torneios
ESTADUAIS
Terá uma pré-temporada de 25 dias, de 4 a 28 de janeiro. Os estaduais começam no dia 29 de janeiro e vão até o dia 7 de maio, com 18 datas para o torneio, sendo 15 em finais de semana e três em meio de semana. A final passou de 30 de abril para 7 de maio, uma semana depois.
COPA DO BRASIL
Começa no dia 8 de fevereiro e acaba mais cedo, no dia 12 de outubro, feriado de Nossa Senhora Aparecida.
A competição conta com 23 datas, em oito fases, sendo cinco no primeiro semestre e três no segundo.
A primeira e segunda fase acontecem em jogo único, com quatro datas, sendo duas em cada uma das fases.
Os times que disputam a Libertadores voltam a entrar nas oitavas de final. As outras equipes disputam as quatro fases. Os times que disputam a Copa Sul-americana jogam a Copa do Brasil desde a primeira fase.
As finais do torneio serão em duas quintas-feiras, logo após jogos das Eliminatórias em terças-feiras. Ambas em feriados. O jogo de volta é 12 de outubro e o jogo de ida em 7 de setembro.
CAMPEONATO BRASILEIRO
Série A
Será disputada de 14 de maio a 3 de dezembro, em 38 datas, sendo 10 em meios de semana e 28 em finais de semana. Duas paradas de três datas serão respeitadas para as partidas da Seleção nas Eliminatórias.
Série B
Começa em 13 de maio e vai até 25 de novembro, também com 38 datas.
Série C
Vai de 14 de maio a 22 de outubro, com 24 datas disponíveis, com a final adiada em uma semana com relação a 2016. O sistema será repetido, com dois grupos de dez, jogando em ida e volta na primeira fase (18 datas), e mata-mata nas quartas, semi e final, em mais seis datas.
Série D
Começa dia 21 de maio e vai até o dia 3 de setembro, em 16 datas, sendo seis na primeira fase e dez em cinco mata-matas (final, semi, quartas, oitavas, e primeiro mata-mata).
LIBERTADORES
Será disputada de 1° de fevereiro a 29 de novembro, em 20 datas. Quatro serão na Primeira fase, a pré-Libertadores.
As 16 seguintes serão distribuídas para a primeira fase (que tem seis jogos por equipe) oitava (duas), quartas (duas), semi (duas) e final (duas).
A primeira fase será disputada em oito datas, de março a maio. As oitavas acontecem em duas fases, em julho e agosto. As quartas acontecem em setembro, em duas datas. As semifinais acontecem em duas datas, em outubro e novembro, no último e no primeiro meio de semana de cada um dos meses. Já as finais acontecem no penúltimo e último meio de semana de novembro.
COPA SUL-AMERICANA
Já a Copa Sul-americana acontece em 12 datas, do dia 5 de abril a 13 de dezembro. O torneio terá a primeira e segunda fase, antes das oitavas, quartas, semi e final, como acontece nos dias atuais.
A primeira fase acontece em março e abril, com um meio de semana cada. A segunda terá duas datas em julho. As oitavas acontecem em setembro, as quartas em outubro e novembro, nas mesmas datas da semifinal da Libertadores. As semifinais da Sul-americana acontecem nas mesmas datas da final da Libertadores. Já as finais da Sul-americana acontecem nos dois finais de semana seguinte, nos dois primeiros meios de semana de dezembro.
De acordo com a CBF, as datas da Libertadores e Sul-americana precisam estar alinhas com as da Copa do Brasil nas fases 4, 5 e 6.