Matéria publicada na edição 1520 de PLACAR, de fevereiro de 2025, jà à venda em nossa loja e nas bancas de todo o país

O horário do jogo se aproxima à medida que o sol se põe no deserto. O calor não cessa, mas é amenizado pela brisa do Mar Vermelho no início da noite. Na terra do petróleo e de largas avenidas, o carro é o único meio de transporte possível e os engarrafamentos são comuns a qualquer hora, inclusive nas madrugadas. O trânsito se intensifica ainda mais nos arredores do estádio King Abdullah Sports City, destino dos 55 mil torcedores que começam a se encontrar cerca de duas horas antes do jogo. Os sauditas tratam o evento como se deve: o clássico entre Al-Ittihad e Al-Nassr movimenta as duas maiores cidades do país, Jeddah, capital cultural, e Riade, a capital política.

Já dentro do estádio, grupos se organizam para não perder o horário da reza islâmica (a sirene soa cinco vezes ao longo do dia para anunciar a oração). O volume das arquibancadas diminui, em respeito, para depois subir com os craques já em campo. O público é formado majoritariamente por homens, mas já se vê um número considerável de mulheres nas arquibancadas. Algumas vestem o hijab (véu islâmico) da forma mais tradicional, com apenas os olhos visíveis, e outras são mais flexíveis, cobrindo apenas o cabelo. Não é raro ver mulheres vestindo o hijab junto aos cachecois de suas respectivas equipes.

Durante boa parte da partida válida pelo Campeonato Saudita, os jogadores são meros coadjuvantes diante da festa nas arquibancadas. Mosaico interativo, músicas, gritos e até um bandeirão transformam o ambiente, numa cena que faz lembrar as mais barulhentas canchas sul-americanas. A organizada na chamada Curva Sud (termo importado da Itália) aumenta o ritmo à medida que o time ataca, e cede volume à torcida visitante quando são atacados. No gramado, as estrelas compradas pelos petrodólares definem o confronto.

A liga saudita tem financiado cada vez mais viagens da imprensa internacional, como ocorreu com PLACAR. Essa é uma estratégia comum, inclusive entre ligas europeias, para atrair holofotes – e, claro, mudar algumas percepções sobre a realidade local. Na sala de imprensa, influencers espanhois registram, impressionados, o vasto cardápio de comida árabe, que inclui deliciosas esfihas abertas, pão sírio com babaganoush, tabule e tâmaras, tudo por conta da casa, e mais tarde se deleitam com o show da torcida, à beira do campo.

Especial: Placar na Arábia Saudita - Cristiano Ronaldo - Alexandre Battibugli/PLACAR