Morumbi ampliado: as últimas vezes que o estádio recebeu 100 mil pessoas
Dias depois da venda do naming rights, o São Paulo fechou acordo com a construtora WTorre para ampliação da capacidade; relembre grandes públicos
O São Paulo e a construtora WTorre selaram um acordo na última sexta-feira, 29, para a modernização e ampliação do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi (ou MorumBIS, a partir de 2024). De acordo com os termos da parceria, que vai até até o final de 2030, coincidindo com o centenário do clube, a casa tricolor passará por uma transformação significativa, aumentando sua capacidade para 85.000 pessoas em partidas e 100.000 para shows.
A obra vai possibilitar o estádio a receber públicos pouco tradicionais nos dias de hoje. Anteriormente, o local foi sede de diversas partidas com mais de 100.000 pessoas, numa época em que os torcedores se espremiam nas arquibancadas sem assentos, algo que não ocorre desde o início da década de 90.
Num passado não tão distante, Corinthians, Palmeiras e Santos também mandavam seus grandes jogos na casa tricolor. Levando em conta apenas jogos do dono do estádio, o último duelo com mais de 100.000 torcedores no Morumbi foi em 20 de dezembro de 1992, na final do Campeonato Paulista, em que o São Paulo bateu o Palmeiras diante de 114.000 torcedores.
No entanto, a última vez que o Morumbi recebeu seis dígitos de presentes foi na final do Campeonato Paulista de 1993. Na partida de volta da decisão que sagrou o Palmeiras campeão sobre o Corinthians, acabando com a fila alviverde com uma goleada por 4 a 0, 104.401 torcedores estiveram no estádio.
Oficialmente, o maior público da história do Morumbi foi no segundo jogo da final do Paulistão de 1977, em que a Ponte Preta bateu o Corinthians diante de 146.082 torcedores nas arquibancadas – o Timão venceria o terceiro jogo e sairia de uma fila de 23 anos sem conquistas.
Há, no entanto, uma contestação deste recorde no Morumbi. Em 1980, o jogo entre São Paulo e Santos, válido pela decisão do estadual, registrou oficialmente 122.000 pessoas, mas a imprensa da época chegou a estimar que haviam mais de 156.000 no local, tendo em vista que toda a carga de ingressos foi vendida e relatos apontam confusões durante a entrada, permitindo entrada de mais público do que permitido.
Em eventos gerais, o maior público da história é de 1985. Na ocasião um Congresso Internacional das Testemunhas de Jeová levou mais de 162.000 pessoas ao Morumbi.
A ampliação e novidades
Além do acordo com a WTorre, o clube assinou recentemente um contrato com a produtora LiveNation, planejando realizar 20 grandes shows até 2025. O São Paulo terá autonomia para vetar datas de shows, garantindo prioridade aos jogos de futebol. As novidades ocorrem também na época em que o Tricolor vendeu o Naming Rights de sua casa para a Mondelez, o que vai batizar o estádio de MorumBis por três anos.
O projeto da vez abrange não apenas o aumento da capacidade, mas também a incorporação de uma série de instalações mais modernas. Um anfiteatro modular para 20.000 pessoas e um estacionamento para 2.000 veículos estão entre as novidades planejadas. A WTorre, por sua vez, terá a responsabilidade de apresentar o projeto em um prazo de seis meses e de captar os recursos financeiros necessários para viabilizar essa reforma ambiciosa. Estima-se que o custo chegue a 800 milhões de reais.
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