Publicidade
Publicidade

Médico da seleção brasileira confirma Neymar fora da Copa América de 2024

Craque sofreu lesão grave no joelho esquerdo em outubro e, de acordo com Rodrigo Lasmar, não deve se recuperar a tempo; previsão de retorno é para agosto

A seleção brasileira não poderá contar com Neymar na Copa América de 2024. Nesta terça-feira, 19, o médico Rodrigo Lasmar, que atua pelo Brasil e também pelo Atlético-MG, revelou que a estrela não irá se recuperar a tempo da lesão que sofreu no joelho esquerdo, em outubro.

Publicidade

Neymar se machucou na partida do Brasil contra o Uruguai, pelas Eliminatórias Sul-Americanas. Depois de se desequilibrar, o camisa 10 torceu o joelho e sofreu o rompimento do ligamento cruzado anterior e dos meniscos. O tempo de recuperação para este tipo de lesão é de cerca de nove meses. Com a Copa América marcada para começar no dia 20 de junho, o meia não estará apto.

“Não vai ter tempo, é muito cedo. Não adianta querer queimar etapas para recuperá-lo um mês antes, correndo riscos desnecessários. Provavelmente, nossa expectativa é que ele esteja sendo preparado para retornar no início da temporada de 2024 da Europa, que começa no meio do ano, a partir de agosto”, explicou Rodrigo Lasmar.

Publicidade

O médico da seleção brasileira apontou que a cirurgia de Neymar ainda é muito recente e que o craque está longe de retornar aos gramados. Desde que passou pelo procedimento, o jogador de 31 anos está passando por sessões intensas de fisioterapia, que estão sendo feitas no Brasil.

“Essa é uma cirurgia que falar de retorno antes de nove meses é muito precoce. O tempo estimado é alguma coisa em torno disso. É um consenso mundial hoje em dia, que para uma recuperação de ligamento cruzado anterior, ainda mais com lesões periféricas associadas como ele teve, é muito importante o tempo biológico. O tempo que o organismo dele demora para incorporar aquele ligamento e deixá-lo fazer parte da função natural do seu joelho”, explicou.

“A expectativa é que depois desse tempo ele esteja totalmente recuperado, pronto para voltar a jogar em alto nível sem restrições nenhumas. A gente espera o quanto antes tê-lo de volta, porque é muito importante para nossa seleção. Ele é uma peça fundamental já na preparação para a Copa do Mundo de 2026”, completou.

Publicidade

A Copa América de 2024 será disputada nos Estados Unidos. O Brasil está no Grupo D, ao lado de Colômbia, Paraguai e Costa Rica ou Honduras. A equipe, atualmente comandada por Fernando Diniz, estreará no dia 28 de junho. A final será no dia 14 de julho.

Publicidade